quarta-feira, maio 28, 2025

TIM consolida protagonismo na agenda ESG com liderança no ISE e publicação do seu 21º Relatório ESG

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A TIM é a empresa mais sustentável do Brasil de acordo com a recente carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3. E, logo após essa conquista, a operadora ratifica a importância das premissas ambientais, sociais e de governança em sua estratégia com a publicação do seu 21º Relatório ESG (Link). O documento reúne mais de 300 indicadores e detalha resultados em temas como gestão climática, energia renovável, gestão de resíduos, inclusão digital e diversidade, dentre outros. Atualiza ainda o plano estratégico da companhia em ESG, com metas que orientam a atuação da empresa no curto, médio e longo prazo.

“Publicamos relatórios ESG há mais de duas décadas. Ou seja, iniciamos a nossa jornada muito antes dessa sigla ser amplamente utilizada porque reconhecemos essa agenda como crucial para o futuro e estratégico para o negócio. Pilares como diversidade e inclusão, transição energética e economia circular, ética e transparência, dentre outros, estão integrados a nossa atuação e fomentam nossa cultura interna e o relacionamento com a cadeia produtiva. Os avanços de 2024 e as novas metas presentes nesse documento fortalecem ainda mais a nossa jornada ESG, ratificada pela liderança no ISE e outros diversos reconhecimentos nacionais e internacionais”, comenta Mario Girasole, VP de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM.

Vale destacar que o Relatório ESG de 2023 da empresa foi selecionado como um dos 15 melhores do país pela Reporting Matters Brasil, iniciativa do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Energia renovável e diversidade na liderança

O compromisso da TIM com a gestão de suas emissões – contribuindo para reduzir os efeitos da emergência climática – foi um dos destaques do Relatório ESG 2024. Ao fim de 2024, mais de 60% da energia utilizada pela operadora já era oriunda de usinas de fontes renováveis, com predominância de plantas solares. A empresa também aumentou em 148% – acima da meta de 110% – a ecoeficiência no tráfego de dados. Isso significa que vem conseguindo trafegar mais voz e dados sem aumentar o consumo de energia. Essas e outras iniciativas resultaram em uma nota máxima no CDP pelo segundo ano seguido, mantendo a TIM no seleto grupo de companhias classificadas como “A List” e consideradas líderes globais na gestão das mudanças climáticas.

Ainda no pilar ambiental, a companhia contou com forte engajamento da sua equipe interna para ampliar de forma significativa a coleta de resíduos eletroeletrônicos. Em 2024, foram recolhidas 6,8 toneladas nas urnas espalhadas por lojas e escritórios, com taxa de reciclagem de 98%.

No eixo social, a TIM reafirmou sua posição como referência em diversidade e inclusão. Em 2024, as mulheres representaram 52% do quadro de colaboradores(as), com 37,4% ocupando cargos de liderança. A presença de pessoas negras nessas posições também avançou, alcançando 22,1%. A operadora reforçou ainda sua atuação no campo, com mais de 20 milhões de hectares conectados com a rede 4G, impactando positivamente a eficiência dos produtores e possibilitando a inclusão digital das comunidades do entorno. Além disso, em parceria com a Gerando Falcões, a TIM implementou a Favela 5G, que conectou a Favela Marte, no interior de São Paulo.

Próximas metas

No Relatório ESG 2024, a TIM segue com as metas de alcançar a neutralidade de carbono nos escopos 1 e 2 até 2030 e se tornar uma empresa Net Zero até 2040. Até 2025 o objetivo é manter, no mínimo, em 110% a ecoeficiência no tráfego de dados e garantir o reaproveitamento ou a reciclagem de 95% dos resíduos sólidos gerados. A TIM também estabeleceu as metas de alcançar 25% de representatividade de pessoas negras em posições de liderança, alcançar o percentual de 50% de mulheres em novas contratações e realizar o upskill de 90% dos colaboradores em capacidades digitais até 2027 com programas focados em inteligência artificial e metodologias ágeis.

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