quarta-feira, maio 28, 2025

Sabesp apresenta estratégia de sustentabilidade para a COP30

Compartilhar

A Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, participou do 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela ABES, em Brasília, onde iniciou sua contagem regressiva para a COP30. Durante sua participação, a Sabesp trouxe ao público presente a importância vital da água para a saúde das futuras gerações, bem como iniciativas e soluções para preservação dos recursos hídricos no Espaço COP Saneamento, ambiente dentro da FITABES 2025 – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – e dedicado à integração entre saneamento e a agenda climática.

“É impossível pensar em adaptação às mudanças do clima sem falar de água. O Brasil é um país de abundância hídrica, mas vive uma situação paradoxal, onde milhões ainda não têm acesso ao saneamento”, afirma Rachel Sampaio, diretora de Sustentabilidade da Sabesp. “Usaremos nossa expertise em saneamento para conscientizar o público a respeito dos impactos da crise climática sobre os recursos hídricos”, completa.

Para a Sabesp, estar na COP30 é estratégico para estabelecer conexão com stakeholders diversos, a fim de aprimorar o diálogo a respeito dos impactos que a degradação da Amazônia traz ao ciclo hidrológico da água e para a saúde do ecossistema. Para isso, o discurso da Sabesp estará centralizado em três pilares essenciais: segurança e resiliência hídrica; proteção e gestão eficiente de recursos naturais; relações saudáveis com stakeholders estratégicos.

“Nossa participação na COP30 precisa impactar o público e convidá-lo a ser um guardião da água e do saneamento, assim como já fazem todos os colaboradores da Sabesp”, afirma Rachel Sampaio. “Vamos trazer soluções inovadoras ao mesmo tempo em que faremos um apelo à ação: é hora de agir e fazer parte da transformação. O futuro da água é o nosso futuro”, completa ela.

A Sabesp apresentou no Espaço COP Saneamento quais serão suas três principais frentes de participação na COP30, que serão:

Blue Zone: única empresa da América Latina com espaço nesta área da COP30, a Sabesp irá compartilhar experiências em inovação, reúso de água e energia renovável, além de fortalecer alianças com governos, organismos multilaterais e investidores.

Vila das Águas: o espaço foi concebido para provocar reflexões e estimular ações concretas sobre a preservação dos recursos hídricos. A vila será, ainda, um hub de experiências e soluções em gestão hídrica, reunindo especialistas, representantes da sociedade civil, estudantes, comunidade e agentes públicos.

Banzeiro da Sustentabilidade: a Sabesp é uma das patrocinadoras do barco, que é uma iniciativa da Virada Sustentável e da Amazônia Sustentável, e sairá de Manaus com destino a Belém, com capacidade para 150 pessoas, conta com uma programação especial de conexões, experiências, troca de saberes e atividades culturais. Chegando em Belém, o Banzeiro se tornará ponto de programação paralela à COP30, com conversas e programação multicultural.

Durante o Congresso, foi feito o lançamento da plataforma Todos Pelo Saneamento, uma ferramenta colaborativa liderada pela ABES, com apoio da Sabesp, entre outros parceiros empresariais e da sociedade civil, que será utilizada para aproximar cidadãos, empresas e governos em torno do desafio de universalizar o saneamento básico no país. “Essa plataforma é mais uma ponte que construímos entre o local e o global, entre o presente e o futuro”, disse Rachel Sampaio.

A participação da Sabesp na COP30 é parte de uma estratégia maior que inclui metas ousadas de redução de perdas, expansão da infraestrutura de reuso, recuperação de nascentes e descarbonização de processos. Desde 2024, a companhia integra um grupo seleto de organizações globais ligadas à Convenção do Clima da ONU, ao lado de gigantes como Microsoft e Adidas.

Leia Mais

Outras Notícias