Mesmo com o avanço tecnológico, a inclusão digital ainda é um desafio — apenas 2,9% dos sites e plataformas brasileiros são realmente acessíveis, de acordo com dados da BigDataCorp. No mês de maio, em que se celebra o Dia Mundial da Inclusão Digital, a CI&T reforça o papel da inteligência artificial como uma aliada da acessibilidade e celebra sua parceria com a Natura na construção de um ambiente digital mais inclusivo para pessoas com deficiência.
Com foco na diversidade e no aprimoramento da experiência do usuário, a iniciativa busca impactar positivamente cerca de 1,8 milhão de Consultoras de Beleza Natura e Avon, oferecendo jornadas mais intuitivas, acessíveis e adaptadas às diferentes necessidades de navegação na interface que é dedicada a essas parceiras. Para isso, mais de 60 profissionais das áreas de produto, tecnologia e design — reunindo especialistas da Natura, CI&T e parceiros — atuam de forma colaborativa na construção de uma transformação digital inclusiva e duradoura, onde é possível adaptar e identificar novas necessidades ao longo do tempo.
IA como aliada da inclusão digital
Para a CI&T, a inteligência artificial permite identificar barreiras menos evidentes, sugerir melhorias em tempo real e automatizar verificações recorrentes em plataformas digitais. Entre as funcionalidades estarão a correção de falhas de contraste, ausência de textos alternativos em imagens e problemas de navegação por teclado — aspectos fundamentais para garantir autonomia a usuários com deficiências visuais ou motoras. A inclusão de pessoas com essas vivências na concepção das soluções é um dos diferenciais da iniciativa: quatro colaboradores da CI&T com deficiência participam diretamente da criação e validação das interfaces.
“Incluir pessoas com deficiência no desenvolvimento não é apenas uma questão de representatividade — é o que torna a iniciativa mais funcional e conectada com a realidade de quem usa. São essas vivências que orientam soluções mais empáticas e eficazes. Esse é, sem dúvida, um bom exemplo de uso da inteligência artificial a favor das necessidades humanas,” afirma Cinthia Oliveira, head global de ESG da CI&T.
Capacitação e integração
O trabalho tem se desenvolvido com base em três frentes principais: diagnóstico técnico, participação ativa de pessoas com deficiência e capacitação contínua das equipes. No aspecto técnico, ferramentas como o FLOW, desenvolvido pela CI&T, utiliza inteligência artificial para avaliar interfaces digitais conforme as diretrizes internacionais WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) — referência global para acessibilidade na web — e os princípios de A11Y (abreviação de accessibility), termo que representa o movimento mundial em prol da inclusão digital. Além disso, workshops de empatia e treinamentos com lideranças e times de design contribuem para fortalecer uma cultura mais consciente e sensível à diversidade.