A Huawei Digital Power, unidade de negócios da Huawei, líder global em infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, realizou o lançamento das 10 Principais Tendências da FusionSolar 2025 com o tema “Inovação integrada para um futuro inteligente, acelerando a energia solar para se tornar a principal fonte energética”.
Steven Zhou, presidente da linha de produtos Smart PV & ESS da Huawei Digital Power, apresentou as 10 principais tendências da FusionSolar junto com um white paper, com o objetivo de contribuir e apoiar o desenvolvimento de alta qualidade da indústria de energia fotovoltaica (PV) e armazenamento.
De acordo com Steven Zhou, as políticas de energia renovável foram favoráveis em 2024 e a indústria de PV e armazenamento continuará com crescimento positivo em 2025. Em meio à transição energética global, a indústria está se beneficiando de oportunidades sem precedentes.
Como uma das contribuições para essa transição, a Huawei Digital Power prevê as 10 principais tendências futuras no desenvolvimento da indústria, com base em suas práticas de longo prazo e percepções profundas, abrangendo desde tecnologias essenciais até aplicações baseadas em cenários.
1. Geradores de energia renovável aceleram a PV como principal fonte de energia
Práticas abrangentes para a tecnologia de geradores de energia renovável foram concluídas no que diz respeito a pesquisas teóricas, desenvolvimento de produtos, demonstração e testes, além de aplicações em larga escala.
2. Formação de rede para todos os cenários
O armazenamento onipresente e a formação de redes garantirão a estabilidade de longo prazo dos novos sistemas. Como uma importante fonte que suporta a rede elétrica, o armazenamento de energia (ESS) desempenha um papel fundamental na geração, transmissão, distribuição e consumo em novos sistemas elétricos. O ESS com capacidade de formação de rede implementa o controle estável da tensão, frequência e ângulo de potência, permitindo operação estável por longos períodos.
3. Segurança ESS de célula para a rede
A segurança dos sistemas de armazenamento energético é a base fundamental. Um projeto de proteção mais robusto promoverá o desenvolvimento de alta qualidade da indústria. É necessário proteção de alto padrão, desde as células das baterias até as redes elétricas, para garantir a segurança do armazenamento. O ESS deve assegurar que não haja propagação de incêndios ou explosões, além de isolar automaticamente falhas na rede elétrica e se recuperar delas, garantindo segurança e confiabilidade ao longo de todo o seu ciclo de vida.
4. Inteligência ao longo de todo o ciclo de vida
As usinas de energia renovável vão operar automaticamente ao longo de todo o seu ciclo de vida. No futuro, usinas com capacidade superior a gigawatt (GW) continuarão a surgir. O grande porte, os ambientes adversos e as operações complexas se tornarão desafios-chave. Ao aproveitar tecnologias como 5G, computação em nuvem e internet das coisas (IoT), cada usina será digitalizada, alcançando uma gestão mais tecnológica, inteligente e sem intervenção humana.
5. Alta frequência e densidade
As tecnologias de semicondutores de terceira geração e digitais vão aumentar a densidade de potência dos conversores eletrônicos e aprimorarão a qualidade e a eficiência dos sistemas PV+ESS. Estima-se que a densidade de potência dos inversores fotovoltaicos (PV) e dos sistemas de conversão de energia (PCS) do armazenamento aumentará em mais de 30%, nos próximos três a cinco anos, melhorando ainda mais a qualidade e a eficiência dos sistemas fotovoltaicos.
6. Alta voltagem e confiabilidade
A aplicação de alta tensão reduzirá o Custo Nivelado de Energia (LCOE) dos sistemas PV+ESS, enquanto o design de alta confiabilidade otimizará a disponibilidade e a segurança, que será aprimorada por meio de inovações técnicas.
O monitoramento em tempo real dos parâmetros operacionais permite que os equipamentos detectem falhas com precisão e adotem medidas de proteção proativas, minimizando o impacto de erros. Além disso, a manutenção preditiva baseada em inteligência artificial e a inovadora arquitetura de energia em dois estágios possibilitam alerta de irregularidade e proteção antecipadamente, garantindo alta confiabilidade e apoiando operações estáveis da rede elétrica.
7. Microgrids 100% renováveis
Os microgrids – sistemas elétricos que geram energia por meio de fontes renováveis – econômicos e estáveis serão os preferidos em áreas com escassez de eletricidade. A arquitetura de três camadas, composta por formação de rede estável, controle flexível e agendamento inteligente, juntamente com o rápido desenvolvimento e redução de custos das tecnologias PV+ESS, tornam o microgrid de energia 100% renovável uma realidade. Isso permite que regiões sem eletricidade ou com fornecimento insuficiente utilizem energia de forma flexível.
8. Sinergia PV + ESS + carregadores + cargas
As redes de distribuição ganharão maior flexibilidade, acelerando a implantação de energia verde em diversos setores. No futuro, a gestão colaborativa de sistemas PV, ESSs, carregadores e cargas permitirá melhorar a previsibilidade da geração e do consumo, aproveitando o efeito complementar entre sistemas fotovoltaicos distribuídos e cargas de carregamento ajustáveis. Isso aumentará a capacidade de equilíbrio das redes de distribuição. Dessa forma, o equilíbrio entre oferta e demanda poderá ser alcançado localmente, em áreas próximas e entre regiões, acelerando a adoção de energia sustentável em diferentes indústrias.
9. Compartilhamento comunitário de energia
Evoluindo do autoconsumo para o compartilhamento comunitário, a energia verde será melhor distribuída e coordenada entre as residências. No futuro, os sistemas serão agregados, passando de uma única família para uma comunidade inteira, permitindo o compartilhamento e a gestão energética independente na região. A eletricidade gerada na comunidade também poderá ser comercializada no mercado de energia por meio de usinas virtuais. Isso melhora a estabilidade das redes elétricas regionais e também permite que mais eletricidade sustentável das residências contribua para a circulação energética e benefícios mútuos.
10. Adaptação flexível a todos os modelos de negócios
Plataformas integradas se adaptarão a modelos de negócios diversificados e vão gerar mais benefícios. O ESS do futuro deverá ter um design arquitetônico flexível. Com base em um conjunto de configurações de hardware, ele deverá suportar expansão de capacidade ajustável e a evolução suave por meio de alta integração de software e hardware, sendo aplicado a múltiplos modelos de negócios. Além disso, o ESS deve ser aberto para o compartilhamento e capaz de se interconectar com o mercado, adaptando-se de forma flexível a todos os modelos de negócios e apoiando efetivamente o desenvolvimento de novos sistemas.
A inovação tecnológica está acelerando a transição da energia solar fotovoltaica (PV) para se tornar a principal fonte, o que é uma tendência que remodelará o cenário do setor.
A Huawei FusionSolar está comprometida em trabalhar com clientes e parceiros globais para liderar o desenvolvimento da indústria de PV e armazenamento com ideias e inovação, acelerando a transição da energia solar para se tornar a principal fonte de energia para cada residência e empresa, construindo um futuro melhor e mais verde.