quarta-feira, dezembro 18, 2024

Getnet atinge 100% de bobinas sustentáveis e substitui terminais de pagamento por modelos reciclados

Compartilhar

A Getnet Brasil,empresa de tecnologia para soluções de pagamento do grupo global PagoNxt, do Santander,atingiu o índice de 100% de bobinas sustentáveis entregues aos clientes, sendo pioneira no mercado de adquirência. Com as bobinas sustentáveis entregues pela Getnet, o processo dispensa os tubetes de plástico.

Até o final de 2024, mais de 31 milhões de bobinas desse modelo terão sido disponibilizadas pela operação da Getnet. Além disso, 628.145 quilômetros de bobinas sustentáveis serão produzidos com papel livre de componentes químicos, conhecido como BPA Free, a quantidade usada corresponderá a mais de 18 vezes a circunferência da Terra. Desde o início do projeto, cerca de 100 toneladas de plásticos já deixaram de ser lançados no meio ambiente.

“Na Getnet, estamos comprometidos com a sustentabilidade e a economia circular, exemplificado pela retirada do plástico das nossas bobinas e pelas nossas máquinas de pagamento fabricadas com peças recicladas, que não apenas reduzem o desperdício, mas também promovem um impacto positivo no meio ambiente. Nossas iniciativas visam transformar resíduos em recursos, reafirmando nosso papel como líderes em soluções sustentáveis no setor de pagamentos.”, diz Daniela Sanchez, Head de Legal e Sustentabilidade da Getnet Brasil.

Máquinas mais sustentáveis

Em outra iniciativa, a Getnet vem substituindo todas as máquinas dos modelos Get Clássica e Get Smart por terminais fabricados com itens reciclados, em um processo de economia circular desenvolvido em parceria com a Brasil Reverso a partir da cadeia de fornecimento. Em 2022, a Getnet foi pioneira ao lançar a primeira máquina de pagamentos totalmente feita com itens reciclados. Hoje, já são mais de 512 mil delas estão em circulação.

A logística reversa para o reaproveitamento de equipamentos também é uma constante na companhia. Somente no primeiro trimestre deste ano, a empresa conseguiu reaproveitar mais de 235 mil máquinas de pagamentos que voltaram ao mercado em ótimas condições de funcionamento, evitando o descarte de 10 toneladas de material eletrônico.

O descarte das máquinas POS obsoletas também é feito de forma sustentável com empresas especializadas (certificadas pelas normas ISO 9.001 e 14.001) para a descaracterização dos equipamentos, e aplicando soluções que respeitam o meio ambiente.

E ainda tem muito a ser feito. De acordo com Daniela, a empresa está empenhada em tirar a impressão dos relatórios de fechamento, melhorando os fluxos, resumo do dia, estorno, para que o cliente possa visualizar em tela todas essas informações e a impressão não seja obrigatória. “Sustentabilidade é um dos principais pilares da Getnet e não medimos esforços para estar sempre à frente. Em parceria com nossos clientes, chegaremos cada vez mais longe”, finaliza.

Leia Mais

Outras Notícias