sábado, setembro 7, 2024

Bracell lança Relatório de Sustentabilidade 2023 com destaque para ampliação dos projetos de proteção de florestas e de apoio à comunidade

Compartilhar

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade 2023, que reúne os principais resultados ambientais, sociais e as práticas de gestão da Companhia. O Relatório é parte fundamental do compromisso da empresa com a transparência e traz resultados importantes de sua jornada de sustentabilidade, como o lançamento do Bracell 2030, nosso plano de longo prazo para a sustentabilidade, ancorado em metas e compromissos ambiciosos relacionados ao clima, à biodiversidade, à produção sustentável de celulose, pessoas e comunidades, e alinhado com a Agenda 2030 da ONU.

Por meio do Bracell 2030, lançado em outubro do ano passado, a empresa se compromete a reduzir ainda mais suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), conservar grandes áreas de florestas nativas, reduzir o consumo de água em suas operações, promover o empreendedorismo feminino nas comunidades locais e aumentar o número de mulheres em cargos de liderança na companhia, num conjunto de 14 metas que são referência em nosso setor.

“Com o Bracell 2030, estamos trabalhando para preparar nosso negócio para o futuro e posicionar a Bracell como uma das principais vozes em sustentabilidade no Brasil”, afirma Márcio Nappo, vice-presidente de sustentabilidade da Bracell.

Outro destaque importante é a expansão do Compromisso Um para Um da Bracell, uma iniciativa inédita no Brasil para apoiar a proteção e conservação da biodiversidade. Para cada hectare plantado de eucalipto, a Bracell se compromete com a conservação de um hectare de vegetação nativa. A iniciativa foi lançada em 2022 e o objetivo é que a meta seja alcançada até 2025. O Compromisso também apoia a conservação de áreas públicas por meio de parcerias com os governos dos estados onde atuamos. Assim, a empresa pode ampliar sua área de atuação na proteção da biodiversidade e dos serviços ambientais prestados pela Natureza para além das áreas de produção da companhia, com ganhos para toda a sociedade.

Entre os principais resultados ambientais positivos reportados em 2023, a Bracell removeu da atmosfera cerca de 1.286.441 toneladas de CO2e por meio de suas áreas de florestas nativas destinadas à conservação e de áreas de florestas plantadas de eucalipto. Essas áreas integram as operações da Companhia que realiza o cultivo em um modelo de mosaico florestal, que intercala plantações de eucalipto com áreas de vegetação nativa. 

A Companhia disponibilizou no Grid nacional de energia 3,5 milhões GJ (972.222 MWh) de energia verde, suficiente para abastecer 441.100 residências por mês. A energia gerada pela Bracell é produzida a partir de fontes 100% renováveis, como o licor negro, um subproduto da produção da celulose.

Na agenda de Diversidade & Inclusão, a empresa tem como foco a equidade de gênero. Em 2023, registrou o aumento no número de mulheres em cargos de liderança na Companhia, somando 26,4%. A meta é chegar a 30% até 2030. A empresa também vem fortalecendo sua atuação com grupos de afinidade com foco em mulheres, pessoas com deficiência, raça e LGBTQIAPN+. No apoio às comunidades locais, os projetos sociais da empresa beneficiaram mais de 164 mil pessoas por meio do Bracell Social, com foco em educação pública de qualidade, geração de renda das famílias e valorização das culturas tradicionais.

No final do ano, a Bracell lançou o reposicionamento de sua marca corporativa: “Fazer a diferença em cada detalhe”, que destaca o cuidado da Companhia com toda a cadeia de valor, comprometida com o impacto social positivo e com o crescimento sustentável.

E para promover ainda mais a transparência e o acesso à informações e dados ESG da Companhia, a Bracell também atualizou e modernizou sua Central de Indicadores de Sustentabilidade. Por meio desta ferramenta inovadora, o público pode pesquisar sobre as práticas de gestão e os resultados da Companhia relacionados a tópicos específicos como energia, água, emissões de gases de efeito estufa, biodiversidade, colaboradores, comunidades e investimento social privado, entre outros temas. Além disso, é possível pesquisar essas informações e dados a partir dos principais protocolos internacionais de sustentabilidade, como GRI, SASB e o Global Compact das Nações Unidas.

Leia Mais

Outras Notícias