terça-feira, outubro 8, 2024

Sete em cada dez restaurantes dispõem de recursos de acessibilidade, revela a Ticket

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A pesquisa + Valor, feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, com cerca de 4,5 mil restaurantes nas cinco regiões do País, revelou que 71% dos estabelecimentos possuem recursos de acessibilidade para receber clientes: 59% têm espaço para acomodar pessoas em cadeiras de rodas, 51% contam com rampas de acesso e 45% possuem banheiros adaptados para pessoas com deficiência. No entanto, apenas 4% possuem cardápio em braile ou áudio para pessoas com deficiência visual. 

No que diz respeito às restrições alimentares, 14% fizeram mudanças recentes no cardápio, incluindo pratos vegetarianos, veganos, sem glúten e outros; cerca de 20% pretendem fazer tais adaptações, aproximadamente 60% não pretendem e o restante (7%) disse não saber.  

E quando questionados sobre a percepção que possuem dos clientes em relação ao interesse por alimentação saudável, 28% notaram que as pessoas consumidoras estão preocupadas ou muito preocupadas, enquanto 38% acreditam que a clientela está mais ou menos interessada e 32% acham que as pessoas estão pouco ou nada conectados ao tema.

Em 2023, a pesquisa Barômetro, outro levantamento realizado pela Ticket, revelou que 72% dos brasileiros esperam uma oferta mais saudável por parte dos restaurantes. “Sabemos da importância desse mapeamento para que os comerciantes possam avaliar suas estruturas e entender se elas atendem às demandas e necessidades de quem frequenta seus estabelecimentos, tornando seus ambientes cada vez mais inclusivos”, comenta Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.

Cardápio físico ou por QR Code?

Popularizado durante a pandemia de covid-19, o cardápio digital, disponibilizado via QR Code,  é alvo de críticas nas redes sociais por parte de pessoas que preferem folhear um cardápio impresso, sem a necessidade de usar o celular. Além disso, leis  e projetos de lei foram aprovados em diversos estados do Brasil, como Mato Grosso e Rio de Janeiro, para garantir que os estabelecimentos ofereçam a possibilidade de clientes escolherem entre o menu online e o impresso, para atender diferentes perfis de clientes, incluindo os que têm mais dificuldade com tecnologia.

A pesquisa + Valor revelou que 15% dos restaurantes do Brasil disponibilizam o cardápio via QR Code. Na análise regional, o Nordeste é o local em que mais estabelecimentos possuem a tecnologia (21%), seguido do Sudeste (15%) e do Norte (13%). O Centro-oeste é a região em que menos locais possuem o menu digital, com 7%.

Porcentagem de estabelecimentos que oferecem cardápio via QR Code em cada região
Nacional SudesteSulNordesteCentro-OesteNorte
15%15%13%21%7%13%

Na cidade de São Paulo, 20% dos estabelecimentos possuem o cardápio via QR Code, sendo maior a concentração na região de Perdizes, Pinheiros, Alto de Pinheiros e Butantã, em que 85% dos restaurantes aderiram ao modelo.

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