De acordo com a FGV, a Economia Prateada ainda enfrenta desafios significativos no mercado de trabalho: 70% das mulheres 45+ relatam dificuldades na recolocação profissional, enquanto 35% ingressam no empreendedorismo por necessidade, sem acesso a capacitação ou redes de apoio. Ao reconhecer que o envelhecimento é uma experiência singular e diversa, impactada por diferentes vivências e interseccionalidades, o Boticário lança a segunda edição de Novos Começos, programa voltado à capacitação e aceleração profissional de mulheres acima de 45 anos.
Desenvolvido em parceria com a Maturi, consultoria referência em ações com foco em diversidade etária e geracional nas organizações com impacto direto no mercado de trabalho para o público no Brasil, a iniciativa reforça o Pacto Prateado ao reafirmar o compromisso da marca com a inclusão de profissionais 45+, impulsionando mulheres a transformarem desafios em oportunidades no empreendedorismo.
De acordo com pesquisa da FGV, estima-se que até 2040, 57% da força de trabalho terá mais de 45 anos, consolidando esse segmento como relevante para o crescimento econômico e inovação. No entanto, quando analisamos a presença de mulheres mulheres 50+ no mercado, esse grupo ainda enfrenta desafios significativos: apenas 1,4% das mulheres com mais de 50 anos estão em empresas brasileiras (Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022).
“No Boticário, acreditamos na importância de iniciativas que contribuam para a inserção de mulheres 45+ no mercado, seja por meio da capacitação para a empregabilidade ou pelo fortalecimento de seus empreendimentos. Com o Novos Começos, buscamos oferecer ferramentas concretas para fomentar oportunidades e protagonismo profissional”, afirma Renata Gomide, VP de Marketing do Grupo Boticário.
É com base nesses cenários, que Novos Começos foi estruturado – para oferecer trilhas de aprendizado com o objetivo de potencializar mulheres 45+ para o mundo do trabalho, seja para potencializar seu negócio, buscar nova colocação profissional ou se destacar em sua carreira atual.. O programa é 100% gratuito, composto por carga horária de 20 horas e duração de três meses, com aulas e palestras ministradas por especialistas e profissionais do mercado.
As inscrições estarão abertas até 08/05 e poderão ser feitas no site maturi.in/novoscomecos. Para essa nova edição, que ocorrerá de maio a agosto, as primeiras 200 mulheres que se inscreverem terão acesso ao conteúdo completo, incluindo as aulas gravadas e os encontros ao vivo. A partir da 201ª inscrita, 2500 mulheres terão acesso aos workshops e módulos temáticos presentes na plataforma.
A parceria com a Maturi amplia o alcance do programa, conectando as participantes a uma rede de especialistas e profissionais voltados à Economia Prateada (conjunto de atividades econômicas voltadas para atender às necessidades, desejos e demandas da população com mais de 45 anos). “Nosso objetivo é promover a valorização e o fortalecimento da atuação das mulheres 45+ no mercado. A experiência e a maturidade são ativos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, e iniciativas como essa são essenciais para garantir maior equidade e oportunidades”, complementa Renata
“As mulheres 45+ enfrentam desafios únicos no mercado de trabalho. Embora representem uma força de conhecimento, experiência e resiliência, ainda lidam com preconceitos relacionados à idade e ao gênero. Que privilégio é poder gerar impacto com programas como o Novos Começos em parceria com o Boticário”, afirma Andrea Tenuta, Head de Novos Negócios da Maturi.
Movimento #OldToWork
Como parte do compromisso contínuo com a diversidade etária, o Boticário lança, em parceria com a agência GUT, no dia 08/04 o movimento #OldToWork, uma provocação ao mercado sobre a valorização da experiência e competência das mulheres 45+. Inspirado no selo global #OpenToWork no LinkedIn, a marca cria o #OldToWork, que transforma essa narrativa para evidenciar que idade não pode ser uma barreira para empregabilidade e crescimento profissional.
O movimento tem início com a VP de Marketing do Grupo Boticário, Renata Gomide, que incorpora o selo ao seu perfil, engajando lideranças e empresas na reflexão sobre os vieses etários em contratações e no estímulo à inclusão efetiva desse público no mundo corporativo.
Compromisso perene
O Grupo Boticário tem uma área estruturada de Diversidade e Inclusão, com metas concretas alinhadas à sua agenda ESG e atuação estratégica em todo o negócio, do desenvolvimento dos produtos, passando por sua divulgação até o envolvimento da cadeia de valor. Ciente dos desafios dessa jornada, a companhia desenvolve iniciativas estratégicas voltadas para cinco dimensões prioritárias: pessoas negras, mulheres, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas 45+, com a atribuição de um tema-foco a cada ano, desde 2020, em busca de ampliar a visibilidade e a conscientização sobre esses temas.
Em 2024, o foco esteve na diversidade etária, impulsionando iniciativas estratégicas voltadas à inclusão e ao combate ao etarismo. Como parte desse movimento, a companhia lançou o Pacto Prateado, reunindo um conjunto de iniciativas antietaristas, com o objetivo de impulsionar pessoas 45+ a continuarem vivendo os seus auges, considerando suas singularidades, vivências e interseccionalidades.
Entre as iniciativas, destaca-se a Trilha Antietarista, uma formação gratuita que promove a conscientização sobre diversidade etária, contando com especialistas como a jornalista Maria Cândida e a atriz Maria Gal. Desde 2022, a parceria com a Maturi tem sido fundamental para avançar de forma intencional e contínua em prol de um ecossistema mais diverso e inclusivo para pessoas 45+, possibilitando a construção e o patrocínio de eventos como o MaturiDay e o MaturiFest, que já capacitaram centenas de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Além de ser patrono, o Grupo Boticário também apoia o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, e lançou em 2022 a primeira edição do programa “Novos Começos”, que capacitou mais de duas mil mulheres 45+ em empreendedorismo. Além disso, em outubro de 2024, O Boticário, uma das marcas da empresa, realizou a ação especial “Seu Auge é Hoje”, transmitida na novela Mania de Você, da TV Globo, abordando temas como climatério e os desafios do envelhecimento.