quarta-feira, abril 2, 2025

Oito empreendimentos da MRV em São Paulo recebem Selo Casa Azul

Compartilhar

O setor da construção civil tem avançado na adoção de práticas sustentáveis, movimento impulsionado tanto por tendências de mercado, políticas públicas quanto pela crescente demanda de consumidores por empreendimentos ambientalmente responsáveis. Nesse contexto, o Selo Casa Azul, criado pela Caixa Econômica Federal em 2010 e reformulado em 2020, tem se consolidado como uma referência para a construção sustentável no país.

A certificação, voltada para empreendimentos habitacionais financiados pela Caixa, classifica os projetos conforme seis categorias: qualidade urbana e bem-estar, eficiência energética e conforto ambiental, gestão eficiente da água, produção sustentável, desenvolvimento social e inovação.

O selo possui quatro níveis de classificação — Cristal, Topázio, Safira e Diamante — de acordo com a quantidade de requisitos atendidos. Entre as vantagens agregadas à certificação estão maior qualificação na avaliação junto ao banco, a possibilidade de melhores condições de financiamento e valorização imobiliária.

No estado de São Paulo, oito empreendimentos da linha econômica da MRV obtiveram a certificação, todos com a graduação Cristal e localizados na Cidade Sete Sóis Pirituba, a Smartcidade da MRV. São eles: Nascente das Dunas, Nascente Sempre Viva, Poente das Orquídeas, Nascente do Jequitibá, Poente das Bromélias, Poente do Buriti, Poente dos Tucanos e Poente Flor de Maio.

Em comum, esses condomínios apresentam diversas soluções sustentáveis, como eficiência energética; coleta seletiva de resíduos; amplas áreas verdes, como parques, pomares e hortas; e redução no consumo de água, com dispositivos arejadores e redutores de vazão nas torneiras das áreas comuns, e caixas economizadoras com redução de fluxo de água que são acopladas nos vasos sanitários. A localização também é um diferencial, com infraestrutura urbana consolidada que garante fácil acesso a pontos de ônibus, mercados e farmácias.

Cláudio Pires Costa, Gestor Executivo de Obras da MRV em São Paulo, destaca que a conquista do Selo Casa Azul reforça o compromisso da empresa com a adoção de práticas sustentáveis. “Nossa meta é reduzir o impacto ambiental – tanto na fase de obras quanto no viver em condomínio – sem comprometer a qualidade do empreendimento. A certificação desses empreendimentos demonstra que é possível aliar inovação e sustentabilidade, beneficiando tanto o meio ambiente quanto os moradores”.

Hoje, a MRV, do grupo MRV&CO, possui 66 projetos certificados com o Selo Casa Azul em todo o Brasil, consolidando seu protagonismo na construção sustentável e sendo a construtora que mais certificou empreendimentos. 

Leia Mais

Outras Notícias