sábado, junho 14, 2025

Presidente do CEBDS é nomeada enviada especial do Setor Empresarial para COP30

Compartilhar

A presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi, foi nomeada Enviada Especial do Setor Empresarial pela Presidência da COP30. O embaixador André Corrêa do Lago, Presidente da COP30, e Ana Toni, CEO da Conferência do Clima, divulgaram a lista de 30 Enviados Especiais, que atuarão de forma voluntária e estratégica no processo preparatório da COP nesta quarta-feira (14). Ainda este mês, o Governo Federal promoverá um evento oficial com os Enviados Especiais da COP30, em Brasília.

Economista e com mais de 20 anos de experiência em mudança de clima e finanças sustentáveis, Marina representou o Brasil nas Conferências da ONU sobre Mudança do Clima entre 1997 e 2001, participando das tratativas do Protocolo de Kyoto, coordenou o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas entre 2001 e 2003 e é presidente do CEBDS desde 2010.

“Essa nomeação é, acima de tudo, um reconhecimento do papel cada vez mais estratégico do setor empresarial na construção de soluções climáticas, e do trabalho que temos feito no CEBDS para mobilizar empresas em torno de uma agenda comum, ambiciosa e orientada à ação. E tenho certeza de que esse grupo de Enviados Especiais trará uma grande contribuição, por ser formado por representantes de diversos segmentos da sociedade.”, destaca Marina Grossi que, além do CEBDS, atua como membro em Conselhos de Administração de empresas e organizações nacionais e internacionais.

A nomeação da executiva reforça a importância do CEBDS, que reúne 120 grandes empresas e atua como uma ponte entre o setor empresarial, o governo e outros atores nacionais e globais, para posicionar o Brasil como liderança em soluções climáticas integradas.

O setor empresarial celebra também a nomeação do Sênior Advisor para COP30 do CEBDS e do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), Marcelo Behar, como enviado especial da COP 30 para biodiversidade. Desde setembro de 2024, Marcelo colabora com o CEBDS e o WBCSD para mobilizar empresas e intensificar ações de descarbonização, recuperação ambiental e redução das desigualdades, tendo em vista as oportunidades trazidas pela primeira Conferência do Clima a ser realizada no Brasil. Formado em Ciências Sociais e Direito, o executivo tem trajetória marcada pela atuação nos setores público, social e empresarial na Natura e na Companhia Siderúrgica Nacional (CNS).

Leia Mais

Outras Notícias