O Brasil subiu do 27º para 19º lugar, ou seja, oito posições, no ranking geral da KPMG que analisa relatórios de sustentabilidade das 100 maiores empresas de 58 países. Essa edição do estudo mostrou que 93% das 100 companhias brasileiras analisadas publicaram relatórios em 2024, um aumento de 7% em relação a 2022 quando foi registrado 86%. Por outro lado, houve uma queda de 23% na divulgação da informação sobre mudanças climáticas e seu impacto nos negócios, caindo de 75% para 52%.
“Os relatórios de sustentabilidade que contêm informações que seguem padrões internacionais são uma excelente ferramenta para a empresa mostrar como sua liderança entende e gerencia aspectos sociais, ambientais e de governança nas suas operações. Esse entendimento e gestão também se tornou uma forma de avaliar a habilidade da liderança de lidar com os desafios que estamos enfrentando. O Brasil segue sendo um líder entre as grandes empresas. E isso é bom. O desafio segue sendo fazer isso com informações de qualidade, apoiadas por sistemas de gestão e governança robustos é de interesse de todos, inclusive aqueles que querem garantir a continuidade dos negócios”, alerta a sócia-líder de ESG para a KPMG nas Américas, Nelmara Arbex.
O levantamento apontou ainda que 92% dos relatórios apresentam análise de materialidade, 76% reconhecem a perda de biodiversidade como um risco para os negócios e 89% divulgam metas de redução emissões de carbono. Além disso, dados mostram que 75% das empresas buscam asseguração para as informações ESG/sustentabilidade.
Visão global
Dos 58 países listados no ranking de nações que divulgaram relatório de sustentabilidade, em 2024, Brasil ficou à frente de 39, entre elas, Nova Zelândia (92%), Portugal (91%), Paquistão e Suíça (com 90%) e Peru e Polônia (89%). Além disso, empatou com a Noruega e Itália com 93%. Liderando a lista, com 100%, estavam outros 14, a seguir: Tailândia, Singapura, África do Sul, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Malásia. Venezuela fechou o ranking com 10%.
O link para o estudo “A mudança para relatórios obrigatórios: Pesquisa de Relatórios de Sustentabilidade 2024” (do original em inglês, The move to mandatory reporting: Survey of Sustainability 2024) é o seguinte: Link