O Grupo Equatorial foi incluído na primeira prévia da 20ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, anunciada na última terça-feira (01). Esta é a segunda vez que a companhia integra o grupo de empresas reconhecidas por suas práticas em sustentabilidade. A carteira oficial terá início no dia 5 de maio.
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) é um índice que reúne empresas listadas na B3 com as melhores práticas em sustentabilidade. A seleção das empresas para o ISE B3 é feita por meio de uma avaliação criteriosa de aspectos econômicos, ambientais, sociais e de governança corporativa. Este processo considera os resultados do CDP Climate Change 2024 até 28 de março de 2025, sendo que a composição final da carteira será atualizada com base nos resultados definitivos do CDP.
“Estamos muito satisfeitos pelo nosso retorno ao ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) Bovespa, pois isto reflete as boas práticas que estamos conduzindo em desenvolvimento sustentável, dado que é feita uma avaliação rigorosa de critérios nos aspectos de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa, reafirmando o compromisso do Grupo Equatorial com a sustentabilidade”, afirmou Carlos Afonso Araújo Melo, Superintendente de Sustentabilidade do Grupo Equatorial.
Criado em 2005, o ISE B3 serve como um indicador do desempenho médio das empresas reconhecidas por seu comprometimento com a sustentabilidade empresarial. De forma prática, o índice influencia a maneira como as empresas são percebidas por investidores e pela sociedade, refletindo o reconhecimento do mercado por companhias que adotam práticas responsáveis e sustentáveis em suas operações.
Foco em ESG
O Grupo Equatorial figura entre as 82 empresas selecionadas para a primeira prévia do ISE B3. Para Tatiana Vasques, Diretora de Estratégia Financeira e RI do Grupo Equatorial, o reconhecimento atesta o alinhamento das práticas de gestão do Grupo com os pilares da sustentabilidade. “Isso reflete o comprometimento da companhia em incorporar critérios ambientais, sociais e de governança em suas operações e estratégias de negócios”, diz Tatiana Vasques.
A atuação do Grupo Equatorial em ESG está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, do qual a empresa é signatária. O Grupo Equatorial mantém ainda investimentos significativos em projetos de educação, cultura e esporte por meio de sua Plataforma E+, buscando ampliar seu impacto social de forma estratégica.