quarta-feira, agosto 20, 2025

Prêmio WSA destaca inovações digitais com impacto social

Compartilhar

As empresas, startups, organizações sociais e indivíduos de todo o Brasil têm a oportunidade de se inscrever para o Prêmio World Summit Awards (WSA) 2025, etapa nacional da maior premiação global de inovação digital com impacto social. Os projetos podem ser submetidos até o dia 20 de agosto, e a participação é gratuita.

Integrante da rede global World Summit Awards (WSA) — vinculada à ONU, o prêmio visa reconhecer inovações digitais que estejam em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com presença em mais de 180 países, o prêmio destaca soluções que causam um impacto local e, simultaneamente, possuem relevância global, incluindo aplicativos, plataformas online, dispositivos de internet das coisas (IoT) e outras tecnologias digitais. “O WSA é um reflexo de como a tecnologia pode transformar vidas e comunidades, buscando sempre um desenvolvimento sustentável”, afirma Cid Torquato, CEO do Prêmio WSA Brasil.

Os participantes podem inscrever seus projetos em uma das oito categorias principais:

1. Engajamento do Governo e do Cidadão

2. Saúde e Bem-Estar

3. Aprendizagem e Educaçã

4. Meio Ambiente e Energia Verde

5. Cultura e Patrimônio

6. Assentamentos Inteligentes e Urbanização

7. Negócios e Comércio

8. Inclusão e Empoderamento

Além disso, o Brasil conta com uma categoria especial de Acessibilidade que visa reconhecer o projeto mais inclusivo entre os vencedores nacionais.

Quem pode participar?

Qualquer indivíduo, empresa ou entidade que possua um projeto em funcionamento pode se inscrever. Para serem elegíveis, os projetos devem ter até dois anos de existência ou ter passado por atualizações significativas nesse período. Ideias ou protótipos que ainda não foram concluídos não são aceitos. As inscrições devem ser realizadas na página oficial do prêmio (veja aqui), e os vencedores nacionais precisarão apresentar materiais em inglês caso avancem para a etapa global.

Os vencedores nacionais do WSA representarão o Brasil na competição global, com a oportunidade de participar do WSA Global Congress em 2026. Além disso, terão acesso a uma rede internacional que inclui mentores, investidores e especialistas, bem como diversas oportunidades para promover seus projetos a uma audiência global.

“No passado, os brasileiros sempre se destacaram em termos de inovação e criatividade, alcançando posições de destaque entre os 40 finalistas. Este ano, acreditamos que teremos excelentes projetos de altíssima qualidade porque temos um potencial inovador incrível em nosso país”, conclui Torquato.

Leia Mais

Outras Notícias