domingo, agosto 10, 2025

Casa dos Ventos conquista certificação Ouro em gestão de emissão de gases de efeito estufa pelo terceiro ano consecutivo

Compartilhar

A Casa dos Ventos, referência em energias renováveis e protagonista da transição energética no Brasil, foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo com o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, coordenado no Brasil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A certificação confirma a excelência e a consistência da Companhia na gestão e transparência de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com base em metodologias internacionais.

O reconhecimento foi formalizado no evento anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, entre os dias 5 e 6 de agosto, via webinar. Para obter o Selo Ouro, as empresas precisam reportar  emissões de CO2 controladas ou reduzidas em três escopos: Escopo 1 (Emissões Diretas); Escopo 2 (Emissões Indiretas pelo Consumo de Energia) e Escopo 3 (Outras Emissões Indiretas). Além disso, o inventário é submetido a uma auditoria independente, garantindo a acuracidade dos dados reportados.

“Conquistar o Selo Ouro pelo terceiro ano seguido reforça que nosso propósito na transição energética vai além de simplesmente gerar energia a partir de fontes renováveis, pois entendemos que ser sustentável não se trata apenas do produto que vendemos, mas também de como operamos”, enfatiza Erick Lima, Diretor de Estratégia e Gestão Corporativa da Casa dos Ventos.

Ao longo dos últimos anos, a Empresa tem avançado com muita inovação e estruturado seu inventário de GEE como uma plataforma integrada ao ERP (software de planejamento empresarial), garantindo informação em tempo real com o máximo de acuracidade possível. São diversas áreas envolvidas nesse processo, desde Operações, Manutenção e Suprimentos até Viagens Corporativas e Recursos Humanos, sob liderança da área de ESG, que consolida os dados e acompanha a auditoria externa.

Com base nos resultados do inventário anual, a Casa dos Ventos estrutura metas de descarbonização cada vez mais ambiciosas. A ideia é utilizar os dados compilados e integrá-los à análise de riscos e oportunidades climáticas realizada pela empresa. Entre os compromissos estabelecidos, está o alinhamento das emissões de CO2 do negócio colaborando para manter o aquecimento global abaixo 1,5ºC, a partir de lançamentos líquidos zero (Net Zero) até 2027, em consonância com a Science Based Targets Initiative (SBTi). Além disso, a Companhia pretende realizar avaliação de risco e adaptação climática em 100% dos projetos sob sua gestão até 2026.

“Para nós, o inventário de GEE é uma importante ferramenta de gestão e é o alicerce da nossa estratégia climática. E o Selo Ouro é o reconhecimento de que estamos construindo este alicerce sobre os pilares da integridade, transparência e excelência”, reforça Erick Lima.

Leia Mais

Outras Notícias