Focada em aprimorar a experiência pós-compra de seus clientes no Brasil, a SHEIN, varejista global de moda, beleza e lifestyle, acaba de ampliar a parceria com a Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do Brasil e uma das principais operadoras logísticas do comércio eletrônico. O foco é expandir e promover nacionalmente o serviço de logística reversa, oferecendo aos consumidores uma alternativa prática, acessível e conveniente para devolução de produtos, por meio de uma ampla rede de pontos de coleta em diversos tipos de estabelecimentos.
O objetivo é incentivar mais consumidores a escolher a devolução em pontos Jadlog Pickup, que são pontos comerciais de coleta parceiros da Jadlog — uma opção mais rápida, prática e econômica, que aproveita a extensa rede de mais de 4 mil comércios de bairro espalhados por todo o Brasil. Essa alternativa amplia a conveniência para o consumidor e traz mais escalabilidade às operações logísticas da SHEIN.
Os pontos Jadlog Pickup incluem salões de beleza, cafeterias, lavanderias e papelarias, entre outros estabelecimentos. Além disso, o sistema integrado entre a SHEIN e a Jadlog permite a rápida confirmação das devoluções de forma simples e fácil, por meio de um QR code — muitas vezes realizada em poucas horas após o produto ser deixado no ponto de coleta — o que acelera o processo de reembolso e impulsiona a satisfação e a fidelidade do cliente.
Além de agregar inovação e tecnologia, o procedimento é cerca de 20% mais econômico, se comparado a um serviço padrão de coleta porta a porta. Adicionalmente, o serviço é mais sustentável, pois consolida as postagens e entregas em um único ponto, promovendo a redução do número de veículos em circulação nos grandes centros urbanos. Menos veículos e menos paradas por veículo representam melhorias no trânsito, bem como reduções das emissões de CO2 e da poluição sonora.
“A SHEIN está aprimorando a experiência pós-compra no Brasil ao oferecer uma opção de devolução mais rápida, prática e acessível por meio da parceria com a Jadlog. Nosso objetivo é incentivar cada vez mais consumidores a utilizarem essa solução conveniente”, afirma Cesar Borges, diretor de logística da SHEIN para a América do Sul.
Hoje, os mais de 50 milhões de clientes da SHEIN no Brasil podem devolver produtos adquiridos em compras internacionais (itens enviados do exterior) quanto em compras nacionais feitas por meio do marketplace (itens enviados por vendedores locais que utilizam a plataforma).
“Pesquisas comprovam que um processo fácil, rápido e eficiente de logística reversa fideliza o cliente e o encoraja a realizar mais compras. Por isso, é estratégico contar com uma rede de pontos comerciais parceiros para viabilizar as devoluções em locais próximos do trabalho e da residência dos consumidores em todo o País”, explica Bruno Tortorello, CEO da Jadlog.
“Além de melhorar a experiência do consumidor, a parceria ajuda a SHEIN a otimizar os custos de logística. Desta forma, também apoiamos um modelo de logística reversa mais inteligente e eficaz, e reforçamos o compromisso da SHEIN com a excelência operacional no Brasil”, completa o diretor de logística para a América do Sul da empresa.