quinta-feira, agosto 7, 2025

Perfetto reduz em 45% consumo de energia em frota de caminhões

Compartilhar

A Perfetto Alimentos, uma das principais fabricantes de sorvetes e sobremesas congeladas do Brasil, desenvolveu uma tecnologia própria para o congelamento dos baús de seus caminhões que tem mudado a forma como a marca lida com transporte de produtos congelados. O sistema, que já opera em 40 veículos da frota, reduziu em 45% o consumo de energia, praticamente eliminou perdas de produtos durante as rotas e ainda contribui para a diminuição da pegada de carbono.

Com investimento de R$5 milhões e processo de patenteamento, a inovação reduz o tempo de resfriamento dos baús de 14 para apenas 4 horas. O baú atinge -33°C no início da jornada e pode chegar a até -25°C na última entrega, mesmo após um dia inteiro na estrada.

Ao centralizar a refrigeração em uma unidade fixa e eliminar os compressores instalados nos caminhões, o sistema torna os veículos mais leves e reduz o consumo de combustível, um ganho indireto, porém relevante, em eficiência energética e impacto ambiental. Além disso, elimina o uso de gás CFC e os custos associados à manutenção desses compressores, tradicionalmente altos no setor de logística de congelados.

“Além de nos posicionarmos como pioneiros em inovação no setor, conseguimos evoluir de forma concreta em práticas sustentáveis dentro da nossa operação logística.”, afirma Roque Dalcin, CEO da Perfetto.

A confiabilidade do sistema também trouxe ganhos operacionais expressivos: com a estabilidade térmica garantida, as devoluções e perdas de produtos nas rotas foram praticamente zeradas, evitando descarte de produtos, embalagens e insumos. Isso também diminui a necessidade de reprocessamento e novas entregas, reduzindo ainda mais o impacto ambiental da cadeia logística.

A meta da Perfetto é expandir a tecnologia para todos os 120 caminhões da frota nos próximos cinco anos. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com inovação e sustentabilidade, posicionando a marca como um agente ativo na busca por soluções ESG aplicadas à indústria de alimentos e à cadeia do frio.

Leia Mais

Outras Notícias