quinta-feira, agosto 7, 2025

Instituto Limpa Brasil lança segunda edição do projeto “Eu cuido do meu quadrado” em São Paulo

Compartilhar

No próximo dia 11 de agosto, o Instituto Limpa Brasil lança a segunda edição do projeto “Eu Cuido do Meu Quadrado”, iniciativa que alia inteligência artificial, educação ambiental e infraestrutura urbana para reduzir o descarte irregular de bitucas de cigarro nas ruas. O evento será na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, às 9h20, com a presença do secretário municipal de Limpeza Urbana, Osmário Ferreira, e do secretário de Mudanças Climáticas, Renato Nalini.

Durante o evento, voluntários e coletores do Limpa Brasil farão uma ação simbólica de coleta de bitucas no entorno da praça, marcando o início da expansão do projeto, que chega agora ao centro histórico da cidade com a instalação de coletores em pontos estratégicos.

Desenvolvido pelo Instituto Limpa Brasil com o apoio da Philip Morris Brasil e da Prefeitura de São Paulo, o projeto já mostrou resultados expressivos em fase-piloto realizada na região da Vila Mariana no ano passado: entre julho e dezembro de 2024, houve redução de 32% no descarte incorreto de bitucas, com potencial de evitar até 2,8 milhões de descartes por mês no centro expandido da cidade. Em 20 semanas de piloto a quantidade de bitucas mapeadas pelo sistema reduziu em 0,05 bitucas/m², representando cerca de 8 mil bitucas que deixaram de ser jogadas nas ruas.

A metodologia conta com o apoio do sistema Literatti, uma ferramenta de inteligência artificial que mapeia resíduos descartados nas ruas, identifica pontos críticos e orienta ações localizadas. A iniciativa também prevê a instalação e manutenção das bituqueiras por meio da empresa Coletor Ambiental, que também fará mensalmente a coleta. O material recolhido será destinado a uma empresa especializada na transformação desse tipo de resíduo em compostagem para uso em áreas de solo degradado e contenção de encostas. 

O evento marca também o início da mobilização para o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), celebrado oficialmente em 20 de setembro. Com patrocínio nacional da Philip Morris Brasil, a expectativa do Instituto Limpa Brasil é mobilizar 5% da população brasileira com ações de conscientização e limpeza em mais de mil cidades por todo o país.

Sobre a metodologia

Metodologia brasileira, criada pelo Instituto Limpa Brasil e desenvolvida em parceria com a Philip Morris Brasil com apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, combina ações de conscientização, educação ambiental e empoderamento dos habitantes com inteligência artificial (IA). A ação é mensurada pelo sistema Literatti, uma IA que identifica bitucas de cigarro descartadas no chão.

Em verde a área em que o projeto foi implementado. Em vermelho a área controle. Após a primeira fase do piloto, ações foram tomadas especificamente nas áreas hotspots, que concentravam maior descarte incorreto de bitucas

Além de trabalhar a conscientização da população, a metodologia considera essencial disponibilizar equipamentos adequados para o descarte de bitucas, o resíduo mais comum nas ruas de todo o mundo. Por isso, para o projeto-piloto, foram instaladas bituqueiras em 13 pontos da região testada. Entre agosto de 2024 e junho de 2025, mais de 260 mil bitucas (cerca de 50 kg) foram descartadas nestes equipamentos.

O Instituto Limpa Brasil, responsável pela metodologia, é uma organização sem fins lucrativos que atua no Brasil como representante do movimento global Let’s do It, promovendo ações de limpeza em mais de 211 países e territórios. A entidade conta com o apoio da Philip Morris Brasil, da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp) e da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima).

8ª edição do Dia Mundial da Limpeza

Para celebrar o Dia Mundial da Limpeza, o Instituto Limpa Brasil programou ações em mais de 1 mil cidades brasileiras neste ano. Desde 2018, a data reúne milhões de voluntários, governos e organizações em mais de 191 países todos os anos para enfrentar o problema global do lixo e aumentar a conscientização da sociedade. A data é celebrada oficialmente no dia 20 de setembro, mas durante todo o mês, o Instituto Limpa Brasil está promovendo ações para reafirmar o compromisso com a data. O Instituto conta com o patrocínio nacional da Philip Morris Brasil. A meta deste ano é mobilizar 5% da população brasileira com ações de limpeza e conscientização.

Em São Paulo, as principais iniciativas estão marcadas para ocorrer no sábado, dia 20. Uma das ações coletivas está programada para ocorrer na Avenida Paulista, com ponto de encontro em frente ao número 854.  Os participantes farão uma caminhada até o Parque Trianon, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), coletando resíduos e bitucas de cigarro.  Todas as pessoas interessadas em participar podem acessar a página do Limpa Brasil (https://limpabrasil.org/) para se registrar ou encontrar um evento em sua região.

Leia Mais

Outras Notícias