Na busca por ações tangíveis de sustentabilidade, a Fracttal, multinacional especializada em soluções inteligentes para gestão de manutenção, firmou uma parceria com a Gravity Wave, startup ambiental espanhola, para a retirada de até três toneladas de resíduos plásticos do Mar Mediterrâneo até o fim de 2025
Segundo a publicação científica PLOS ONE, os oceanos do mundo abrigam cerca de 171 trilhões de partículas de plásticos, com massa total estimada em 2,3 milhões de toneladas. Nesse sentido, considerando a importância da limpeza dos mares em prol da preservação ambiental, o acordo estabelecido prevê que a cada novo cliente adquirido pela matriz da Fracttal, na Espanha, a Gravity Wave removerá 30kg de materiais plásticos marinhos.
“O principal objetivo da Fracttal é gerar um impacto ambiental tangível. A contaminação dos mares e oceanos é uma das crises ambientais mais urgentes e queríamos que nossa contribuição fosse alinhada aos valores de sustentabilidade e transparência que seguimos em nosso dia a dia, atuando diretamente para enfrentar e ajudar a solucionar esse problema”, afirma a Marketing Manager da empresa, Priscila Rodrigues.
A ação Fracttal for the Oceans, que faz parte de uma estratégia global da companhia para fomentar outros empreendimentos a agirem em prol do movimento para oceanos sem plástico, começou em 2025 e se manterá ativa, a princípio, até o final do ano. Caso seja comprovado um impacto positivo relevante ao final, a aliança poderá ser estendida por mais tempo.
A escolha do Mar Mediterrâneo como foco de atuação foi motivada por dois principais fatores, sendo eles a proximidade geográfica com a segunda maior filial da Fracttal na Espanha e com a sede da Gravity Wave, além de ser o mar mais contaminado do mundo, com mais de 1,1 milhão de toneladas de plástico acumuladas e 229 mil toneladas adicionais todo ano, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
“Queremos que essa iniciativa reforce que a tecnologia pode ser uma forte aliada para a preservação e regeneração do meio ambiente. Por isso, buscamos engajar nossos clientes e inspirar outras indústrias a seguirem um modelo de negócio mais sustentável. É possível inovar, crescer e, ao mesmo tempo, cuidar do planeta. Na Fracttal, estamos orgulhosos de ser parte deste movimento”, complementa Priscila.
Um informe publicado pela Gravity Wave este ano demonstrou que a colaboração entre empresas, ONGs e tecnologia pode gerar resultados reais. Prova disso é que, desde 2020, mais de 900 toneladas de plástico foram retiradas de mares e oceanos com o auxílio de tecnologia de rastreabilidade blockchain.
Compromisso com ESG
A iniciativa, além de retirar resíduos do mar, também contribui para a economia circular, gerando pellets e painéis reciclados de uma marca própria da Gravity Wave. Esses materiais são revertidos em peças de mobiliário, decoração, acessórios e, neste caso, mais de 150 suportes para celular.
“Nosso objetivo com a Gravity Wave é criar um movimento, unindo milhares de pessoas para alcançar mares e oceanos livres de plástico em todo o mundo, começando com nosso plano de recuperação do Mar Mediterrâneo. Alinhada aos nossos valores, a Fracttal é uma empresa com um grande compromisso social e que aposta na inovação como forma de melhorar o planeta. Isso significa que não apenas ela exerce um impacto positivo direto nessa restauração, mas seus clientes também”, reforça Julen Rodríguez, CEO da Gravity Wave.
Essa estratégia de ESG, aplicada à tecnologia blockchain da Gravity Wave com suporte de recursos tecnológicos Fracttal, garante rastreabilidade total das limpezas, disponibilizando informações de local, data, volume coletado, imagens do processo e destino do material reciclado.
Desta maneira, esses dados se convertem em informes que a Fracttal compartilha com seus clientes como provas de impacto, alinhando-se a práticas de transparência e à Lei europeia Anti-greenwashing (UE 2024/825).
Passos futuros
A Fracttal for the Oceans faz parte um plano global de ESG que consiste em novas iniciativas que integram sustentabilidade, tecnologia e ações sociais em diversas regiões. A parceria da Fracttal com a Gravity Wave é apenas o início de uma estratégia mais ampla e ambiciosa.
“Essa iniciativa é um passo a mais em nossa missão de combinar tecnologia, sustentabilidade e inovação para criar um impacto positivo no mundo. Acreditamos que as empresas podem liderar a mudança e motivar outras a se unirem na causa. Juntos podemos construir um futuro mais limpo e responsável”, conclui Christian Struve, Co-Founder e CEO da Fracttal.
Esta ação servirá como modelo para iniciativas futuras nas filiais da Fracttal no Brasil e na América Latina. Além disso, outros projetos locais alinhados a princípios de sustentabilidade e economia circular já estão em fase de testes para serem implementados nos próximos anos.