O Brasil está entre os países que mais consomem tecnologia no mundo, mas ainda está longe de ser destaque quando o assunto é circularidade. Pouco mais de 3% do resíduo eletrônico gerado no País é reciclado. Para conectar
a sociedade a um futuro mais sustentável, a Vivo escalou ninguém menos que Alok, embaixador da marca – e persona conectada à tecnologia e à causa ambiental – para convidar os consumidores a descartarem seu lixo eletrônico em uma das urnas disponíveis nas mais de 1,8 mil lojas da marca em todo o país.
Com o mote “Recicle seu lixo eletrônico na Vivo”, a nova campanha reforça o compromisso da empresa com o meio ambiente, presente em sua plataforma de comunicação Futuro Vivo, na qual convida as pessoas a repensarem sua relação com o planeta. Criada pela agência Creative, a campanha tem foco nas plataformas digitais e redes sociais da Vivo, além de OHH.
“Como empresa que abraça causas importantes para a sociedade, queremos contribuir para formar uma geração mais consciente e conectada com a natureza. Ao promovermos a reciclagem de eletrônicos, reduzimos o consumo de recursos naturais e evitamos o descarte no meio ambiente”, revela a vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Vivo, Marina Daineze.
Por meio do programa Vivo Recicle”, a empresa já destinou para a reciclagem mais de 5,3 milhões de itens e 187 toneladas de resíduos desde que foi criado, em 2006.
Jovens pelo futuro do planeta
A Vivo também mobiliza estudantes de escolas públicas em todo o Brasil. Na mais recente iniciativa, eles ajudaram a reciclar 29 toneladas de eletrônicos – o equivalente a 30 carros populares. A ação faz parte do programa Vivo Recicle e passou por nove cidades envolvendo 24 escolas e duas instituições sociais, com o apoio dos comitês de voluntariado da Fundação Telefônica Vivo. Os estudantes participaram de atividades de conscientização ambiental e ainda concorreram a sessões de cinema como prêmio. A gincana aconteceu nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Aracajú, Imperatriz, São Paulo, Campinas, Sorocaba, Curitiba e Porto Alegre.
“A iniciativa mostra que a pauta ambiental está conectada com a social e que ações unificadas como esta, que promovemos por meio dos comitês de voluntariado da Fundação Telefônica Vivo, são um importante caminho para avançarmos, empresas e sociedade, na proteção
do nosso planeta, impulsionando nossa sociedade rumo a um futuro mais sustentável”, destaca a executiva.
Vivo Recicle
O Vivo Recicle é uma iniciativa permanente da empresa, voltada aos consumidores, sejam eles ou não clientes Vivo. A medida facilita e impulsiona o descarte correto de equipamentos eletrônicos. Todo o lixo eletrônico coletado é reciclado por empresa especializada, a Ambipar, que utiliza equipamentos de alta tecnologia no processo.
No conceito de circularidade, os componentes voltam para a indústria para serem transformados em matéria-prima na elaboração de novos produtos, evitando o impacto ambiental e a extração de recursos naturais. Também no conceito de circularidade, a Vivo realiza a recuperação dos modens e decodificadores, equipamentos instalados em comodato na casa dos clientes para a prestação dos serviços de banda larga e TV. Só em 2024, foram recondicionados mais de 1,2 milhão destes aparelhos, que retornaram em perfeitas condições de uso. A companhia também recicla 97% dos resíduos de sua operação, itens que resultam da troca de tecnologia e modernização da rede.