No Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (30/07), a Uber e a The Exodus Road Brasil, organização internacional sem fins lucrativos, anunciam parceria no combate ao tráfico de pessoas no Brasil. Apesar da subnotificação dos casos, o Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas 2024 aponta um cenário preocupante: houve um aumento de 25% nos registros após a pandemia de Covid-19. Esse crime, que assume diversas formas — como exploração sexual e trabalho análogo à escravidão — afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 50 milhões vivem hoje em condições de escravidão moderna. Diante dessa realidade, a parceria entre a plataforma e a organização tem como objetivo mobilizar motoristas parceiros para atuarem como agentes de prevenção, identificação e denúncia, por meio de ações educativas e campanhas de conscientização.
A parceria conta com a produção e distribuição de conteúdos educativos desenvolvidos pela The Exodus Road Brasil, voltados especialmente para os motoristas parceiros da Uber. Os motoristas cadastrados no app, que são parte do ecossistema da mobilidade urbana em todo país, podem ser importantes aliados na identificação precoce de situações de risco que podem ocorrer em diferentes locais.
Os vídeos abordarão sinais de alerta para possíveis casos de tráfico de pessoas, respeitando o contexto local e priorizando a segurança e autonomia dos motoristas. Além disso, os motoristas parceiros também terão acesso a diretrizes claras e voluntárias sobre como reportar atividades suspeitas de maneira segura às autoridades competentes.
“Ao envolver os motoristas na conscientização sobre os sinais do tráfico de pessoas, a Uber, em parceria com a The Exodus Road Brasil, se posiciona na vanguarda do enfrentamento a esse crime. Essa iniciativa pioneira eleva o padrão de responsabilidade social no setor e reforça a segurança de toda a sociedade. Juntas, Uber e The Exodus Road Brasil demonstram que a mobilidade pode ser uma aliada poderosa na proteção de vidas e que, com informação e ação coordenada, é possível gerar um impacto real no combate ao tráfico de pessoas”, destaca Cintia Meirelles, diretora da The Exodus Road no Brasil.
“A Uber quer continuar sendo um agente ativo de mudança e conscientização. A parceria com uma organização que é referência e lida todos os dias com esse desafio global reafirma o compromisso da plataforma com a segurança em nossas cidades, atuando como aliada no enfrentamento dessa realidade”, afirma Mário Cunha, gerente de relacionamento da Uber com autoridades policiais.
A The Exodus Road Brasil atuará também como consultora da Uber em tems relacionados ao tráfico de pessoas. A organização fornecerá atualizações regulares sobre tendências, estatísticas e boas práticas no Brasil e no mundo, além de facilitar conexões com especialistas e instituições atuantes na área. Com essa ação conjunta, Uber e The Exodus Road esperam ampliar a conscientização, fortalecer os mecanismos de denúncia e, sobretudo, contribuir para um ambiente mais seguro para todos.
Acesse a página da Uber com mais informações sobre o combate ao tráfico de pessoas, como os possíveis sinais de identificação do crime. Saiba mais sobre o trabalho da The Exodus Road Brasil e a campanha Vozes pela Liberdade.