quarta-feira, julho 30, 2025

Iguá e CIEDS lançam formação de jovens para criação de negócios de impacto socioambiental

Compartilhar

A Iguá, concessionária de saneamento básico que atua na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e nas cidades de Miguel Pereira e Paty do Alferes, lança em parceria com o CIEDS o programa Juventude Empreendedora, que visa transformar projetos idealizados por jovens em vulnerabilidade social em negócios de impacto socioambiental. A iniciativa oferece formação gratuita e mentoria especializada, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para desafios das próprias comunidades, com potencial de gerar renda e promover o protagonismo juvenil nas regiões atendidas pela companhia.

Um dos pilares do programa é a priorização de grupos historicamente vulnerabilizados, como mulheres, jovens e pessoas negras, garantindo acesso a oportunidades concretas de inclusão produtiva e transformação social. Ao todo, serão oferecidas 200 vagas para jovens de 18 a 29 anos, residentes nas áreas de atuação da Iguá. Os encontros começam em outubro de 2025 e seguem até maio de 2026.

O Juventude Empreendedora também contará com um recurso financeiro inicial para impulsionar os projetos de maior destaque. Ao final da formação, os participantes apresentarão suas propostas em uma feira de negócios, com a presença de possíveis investidores e parceiros.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 28 de julho a 29 de agosto e devem ser feitas pelo site www.cieds.org.br.

“A Iguá quer ajudar a impulsionar um ecossistema empreendedor nas comunidades onde atuamos. Acreditamos que o Juventude Empreendedora fortalece e valoriza as boas ideias para que ganhem estrutura, visibilidade e capacidade de gerar impacto. É uma forma concreta de contribuir com a geração de renda e o fortalecimento de iniciativas sustentáveis”, destaca Flavio Vaz, diretor-geral da Iguá Rio.

O curso terá aulas de desenvolvimento pessoal e de carreira, modelo de negócios, precificação, gestão financeira, comunicação estratégica e sustentabilidade, além de workshops e mentorias de especialistas do setor empresarial e do terceiro setor.

“Fortalecer o empreendedorismo não é apenas uma pauta econômica — é uma estratégia de desenvolvimento social e de equidade. Quando damos condições reais para que jovens empreendam com dignidade, estamos cuidando da base da sociedade. Estamos construindo um Brasil mais justo, sustentável e com prosperidade para todas as pessoas. E essa transformação começa ouvindo, investindo e acreditando no poder das juventudes”, defende Vandré Brilhante, diretor-presidente do CIEDS.   

Serviço

Número de vagas: 200

Inscrições: De 28 de julho a 29 de agosto, no site www.cieds.org.br

Duração do programa: outubro de 2025 a maio de 2026

Área de atuação: Miguel Pereira, Paty do Alferes e Zona Oeste do Rio.

Leia Mais

Outras Notícias