Símbolo do compromisso da Albras com o desenvolvimento local, as ações de engajamento com as comunidades vizinhas à operação da maior produtora de alumínio primário do Brasil foram reforçadas no primeiro semestre de 2025. As iniciativas, realizadas como parte das celebrações dos 40 anos da companhia, são resultado do diálogo mantido na região de Barcarena e Abaetetuba.
Entre as ações, destacam-se a inauguração de obras na Fazenda da Esperança e a entrega da nova Feira do Agricultor Rural da Vila do Conde. Além dessas iniciativas, a empresa promoveu o Pedalaço em Família e um evento de saúde para seus funcionários, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade e dos seus empregados e familiares.
“Neste ano em que a Albras celebra seus 40 anos, queremos reforçar nosso compromisso de contribuir não apenas com nossos funcionários e familiares, mas com todas as comunidades que nos rodeiam”, afirma Luiz Roberto Silva Jr, CEO da Albras.
Na Fazenda da Esperança, as obras incluíram a entrega de uma cozinha industrial, um escritório administrativo e a instalação de painéis solares, este último em parceria com a Atlas Renewable Energy, parceira da Albras na jornada por um alumínio de baixo carbono. Já na Feira do Agricultor, foi realizada a reforma geral do telhado, instalações de segurança, elétrica e banheiros, e a recomposição da alvenaria e do piso, atendendo a um pedido da comunidade que solicitava a interdição do local devido às condições precárias anteriores.
As iniciativas contaram com a participação da estratégia “Voluntários em Ação”, formada por empregados da empresa que doam tempo e habilidades, com apoio da Albras e da Hydro. A diversidade econômica, social e cultural das áreas de atuação inspira o desenvolvimento de ações cada vez mais inclusivas, atendendo a diferentes públicos e objetivos, reforçando a sustentabilidade das organizações sociais e o desenvolvimento das comunidades.
A resposta das comunidades tem sido positiva, indicando que a Albras tem alcançado seu objetivo de ser uma boa vizinha e de explicar seu trabalho. As ações de investimento e parceria têm fortalecido o relacionamento da empresa com a população local, demonstrando um compromisso que vai além da produção de alumínio. “A Albras tem a missão crescer junto com as comunidades que estão ao nosso lado. Nossa filosofia é sempre nos aproximar mais e mais das pessoas “, diz Luiz Roberto.
Para Nazareno Viana, presidente do Centro Comunitário de Vila do Conde, a inauguração da Feira do Agricultor após a reforma foi muito importante. “Muitas pessoas dependem deste espaço para venderem seus produtos e, se a feira parasse, muitas famílias perderiam seu sustento. Nosso anseio é que ela funcione a semana toda, gerando mais empregos e renda para as comunidades não somente de Barcarena, mas também de Abaetetuba”, comenta.
Nazareno destaca, ainda, a parceria entre a comunidade e a Albras. “Essa parceria não é de hoje e tem beneficiado muito todos nós aqui da comunidade. É muito importante e gratificante para nós termos uma feira totalmente revitalizada, que muda completamente a vida dos agricultores. Todos nós estamos muito felizes e gratos”, finaliza.
Suzana Lima, beneficiária do projeto da Fazenda Esperança, fez um relato durante a inauguração das obras e destacou o quanto o apoio da Albras no projeto que acolheu ela e seus irmãos tem feito diferença na sua vida.
“Há quatro anos eu vim de Manaus, e há três anos a fazenda da obra Nossa Senhora da Glória resgatou eu e meus três irmãos. Minha mãe e meu pai são dependentes químicos e através da obra eu pude sair desse convívio. Hoje temos a oportunidade de estudar em boas escolas e temos uma estrutura para viver. Agora, nosso grande sonho é resgatar nossa mãe, mas, enquanto a gente não consegue, a gente realiza outros sonhos”.
Esses depoimentos reforçam a importância de construir relações duradouras e transparentes com as comunidades. Para a Albras, mais do que desenvolver projetos, é essencial desenvolver pessoas, ampliar oportunidades e fortalecer vínculos.
Albras 40 anos
Em outubro, a empresa completará 40 anos de operação, um marco que reflete sua constante evolução e transformação. A Albras tem investido continuamente em inovações tecnológicas e em um processo de produção de alumínio de baixo carbono, buscando as fontes mais renováveis de energia e se solidificar na produção de alumínio de baixo carbono.