sábado, agosto 2, 2025

Zup lança programa para capacitar mulheres em tecnologia com foco em IA

Compartilhar

A Zup anuncia o lançamento da segunda edição do Zup AI Camp para Minas, um programa de capacitação exclusivo para mulheres que desejam ingressar no mercado de tecnologia. Neste ano, com o foco em inteligência artificial generativa e ferramentas amplamente utilizadas no setor, o projeto busca promover a inclusão e diversidade, oferecendo uma experiência completa de aprendizagem. O programa vai de 12 de agosto até 07 de outubro, com aulas ao vivo todas às quintas-feiras, das 19h às 21h, além de conteúdo assíncrono e mentorias semanais com profissionais da Zup. Ao final do programa, as participantes receberão um certificado de conclusão, validando as habilidades adquiridas.

O Zup AI Camp para Minas é voltado exclusivamente para mulheres cis ou trans, maiores de 18 anos, com interesse genuíno em tecnologia, que tenham estudado em escolas públicas de São Paulo. É necessário ter computador com sistema operacional Windows ou Linux, acesso à internet e disponibilidade  mínima de 6 horas semanais, sendo 3 horas para interações ao vivo (como aulas e mentoria) e o restante para estudo individual. O programa conta com 50 vagas, sendo 50% delas destinadas para mulheres com 40 anos ou mais, valorizando a inclusão em todas as etapas da vida profissional.

“Com o Zup AI Camp para Minas, estamos colocando o nosso conhecimento a serviço da sociedade, criando caminhos reais para que mais mulheres possam acessar o mercado de tecnologia acreditamos no diferencial destas mulheres sendo potencializado por AI, comenta Isabella Fernandes, líder do time de People da Zup.

Durante o curso, serão utilizadas ferramentas amplamente empregadas na indústria, como Git e GitHub, para versionamento de código e colaboração em equipe, TensorFlow para aprendizado de máquina e inteligência artificial, NumPy, Pandas e Matplotlib para manipulação e visualização de dados em Python, Scikit-learn para aprendizado de máquina e StackSpot AI, produto desenvolvido pela Zup para automação e otimização de código com inteligência artificial generativa.

O conteúdo é estruturado para proporcionar uma experiência completa, abrangendo desde fundamentos de programação e pensamento computacional até o desenvolvimento prático de projetos. As participantes terão acesso a uma equipe de instrutores experientes, incluindo Laura Fumagalli, Ana Berger, Leonardo Palis e Nicole Davila, que serão responsáveis por conduzir as aulas e workshops, orientando as participantes ao longo do curso.

“A tecnologia deve refletir a pluralidade da sociedade. Criar espaços de formação acessíveis e acolhedores é essencial para que mulheres de diferentes contextos possam fazer parte dessa transformação, acreditamos que O Zup AI Camp para Minas é um avanço nessa direção” destaca Isabella.

As inscrições estarão abertas até 30 de julho, por meio de formulário online. As candidatas passarão por um teste classificatório de lógica. Para garantir o comprometimento com o curso,  serão desclassificadas aquelas que faltarem no último dia, acumularem mais de três faltas (exceto no encerramento) ou não apresentarem o projeto final.

Com essa iniciativa, a Zup vê uma oportunidade de capacitar mulheres para o mercado de tecnologia e incentivar o empreendedorismo. Com foco no desenvolvimento de hard e soft skills, a empresa busca preparar mulheres também para criar seus próprios negócios e contribuir para uma indústria mais diversa e inovadora.

“Queremos que essas mulheres saiam do programa não apenas com conhecimentos técnicos, mas com a confiança necessária para se tornarem líderes e criadoras no setor de tecnologia. Acreditamos que a diversidade é a base da inovação, e estamos comprometidos em criar ambientes onde todas as pessoas possam prosperar”, finaliza Isabella.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Leia Mais

Outras Notícias