sexta-feira, julho 25, 2025

TIM lança tecnologia inclusiva para levar vibração da música a pessoas com deficiência auditiva

Compartilhar

A TIM lançou, recentemente, a campanha “Você pode tudo”, que destaca as diversas possibilidades permitidas pela tecnologia. Agora, tangibiliza esse conceito em um projeto de inclusão social: o TIM Vibe, que transforma sons em vibrações táteis em tempo real, para que pessoas com deficiência auditiva possam “sentir a música”. A solução tecnológica pode ser acessada gratuitamente pelo app MEU TIM por qualquer pessoa, inclusive clientes de outras operadoras. A iniciativa foi criada pela BETC HAVAS que, junto à TIM e outros parceiros, desenvolveram o app.

O TIM Vibe promete transformar a experiência de pessoas com deficiência auditiva em festivais, shows, festas e até nos momentos de lazer em casa. A funcionalidade foi testada e aprovada por pessoas surdas, como as que fazem parte da Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos, a diretora audiovisual Benedita Casé e o influenciador Gabriel Isaac, durante os shows do último final de semana do festival Na Praia, em Brasília. O patrocínio do evento, que é mais uma ação da plataforma de música da empresa, se estende até setembro na capital federal – mais de 350 mil pessoas passaram pelos shows em 2024.

Para Camila Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marca da TIM, a iniciativa reforça os pilares de música e inovação da marca e o propósito da empresa de transformar tecnologia em liberdade: “a música nos conecta com diferentes sensações e queremos que todas as pessoas tenham essa experiência, sem exceções. O TIM Vibe é prova de que quando a tecnologia nasce com propósito, ela tem o poder de incluir, emocionar e abrir novos caminhos. Estamos colocando a conectividade a serviço da sociedade, usando nosso principal ativo para criar impacto real e positivo”, destaca a executiva.

Para usar o TIM Vibe, basta habilitar o microfone do celular para captar, em tempo real, a música que estiver tocando no ambiente, seja em um show, em casa ou onde quiser. A solução, disponível no app MEU TIM, converte os sons em vibrações táteis sincronizadas com a melodia, permitindo que pessoas com deficiência auditiva sintam cada batida na palma da mão ou no bolso, direto do celular. Apesar do aplicativo ser direcionado para clientes da operadora, a funcionalidade está na área “não logada”. Ou seja, pode ser acessada, inclusive, por quem não é cliente. O Instituto Som Dá Vida também colaborou com a iniciativa e com os testes iniciais do app.

Música que se sente

O lançamento do TIM Vibe ganha força com uma ampla campanha nas redes sociais, que começa com um vídeo emocionante que traz depoimentos de pessoas com deficiência auditiva, compartilhando suas limitações ao experimentar a música, intercalados com cenas de shows do TIM Festival. De repente, a trilha sonora do vídeo é abafada, dando protagonismo ao som da vibração de um celular que acompanha as batidas, o ritmo e a melodia da música. A narrativa evolui com registros reais dos testes do TIM Vibe. À medida que as cenas avançam, a emoção transborda tanto entre os participantes dos testes quanto no público dos shows, revelando a essência da nova tecnologia: transformar a maneira como pessoas com deficiência auditiva se conectam à música, sentindo cada batida. Flavia Braga, VP de Negócios da BETC HAVAS, que também desenvolveu a campanha de lançamento da solução, destaca a relevância do projeto: “o TIM Vibe é a prova de que boas ideias têm o poder de incluir, emocionar e transformar vidas. É criatividade real a serviço de uma questão social”, conclui.

Leia Mais

Outras Notícias