A OmniK, empresa de tecnologia investida pelo Grupo FCamara, tem apoiado ativamente mais de 60 jovens da ONG A Liga Digital, principalmente na região da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, por meio da formação gratuita em e-commerce e marketing digital
A parceria vai além do apoio institucional. Matheus Pedralli, CEO da OmniK, foi eleito como um dos “super-heróis” da ONG. “Acredito profundamente no poder da tecnologia como ferramenta de transformação social. Ser o super-herói dessa turma é uma honra e um compromisso com o futuro que queremos construir juntos: mais acessível, diverso e justo”, afirma.
A ação reforça o compromisso da OmniK com a educação como ferramenta de inclusão e transformação no setor digital. A empresa, referência em soluções composables para marketplaces, acredita na conexão entre educação e empregabilidade como caminho para impulsionar o futuro do mercado e formar novos profissionais.
Além de apoiar essa turma na Brasilândia, a OmniK já mantém um histórico de parceria com a ONG A Liga Digital, incluindo o apoio às formaturas dos cursos de marketing digital e apoio às visitas dos alunos aos grandes eventos do mercado digital.
“Eu sou mais um sonhador, assim como esses jovens. É sempre um prazer poder ajudar de alguma maneira. Meu conselho é que sigam trilhando o sonho, porque é possível alcançá-lo, independentemente da origem ou realidade. Vejo todos com um futuro brilhante pela frente.”
De acordo com Helenice Moura, co-fundadora da ONG, a parceria com a OmniK representa muito mais do que uma colaboração institucional; ela é um elo direto entre a formação e o mercado de trabalho real. “Essa conexão amplia horizontes e abre portas para trajetórias que antes pareciam distantes. Para esses jovens, o contato com uma empresa de tecnologia é uma oportunidade real de mudança de vida”, conclui.
Curso prático, gratuito e com foco em empregabilidade
O curso da ONG A Liga Digital foi criado para preparar jovens entre 16 e 23 anos para atuar no mercado digital, por meio do ensino de habilidades práticas e atualizadas. Ao longo de 42 horas de conteúdo presencial, os participantes aprendem desde a criação de lojas virtuais e estratégias de vendas online até o funcionamento de plataformas de e-commerce, passando por conceitos de marketing digital e redes sociais. A formação inclui ainda um hackathon de três horas e uma cerimônia de encerramento com entrega de certificados.
Profissionais experientes do setor, como Cyntia Prado de Menezes, Rodolfo Vieira, Thiago Sarraf e Valmir Colodrão, ministram aulas e mentorias, criando um ambiente de imersão e conexão com o dia a dia das empresas de tecnologia.
“Os alunos saem prontos para o mercado de trabalho para atuar em funções como jovens aprendizes, com uma base técnica sólida, mas também com competências que o mercado valoriza, como trabalho em equipe, boa comunicação e pensamento crítico. Não os formamos apenas para buscar uma vaga, mas para que se destaquem e liderem no mercado digital”, destaca Edilaine Godoi, cofundadora da ONG.
Desde sua fundação, em 2020, a Liga Digital já formou mais de 8 mil jovens em cursos gratuitos de tecnologia, com atuação em todo o Brasil. Os alunos são oriundos de comunidades periféricas e são estudantes da rede pública de ensino. A organização já coleciona histórias de impacto: “A Agata Monteiro, por exemplo, participou da nossa primeira turma, foi contratada por uma startup e hoje voltou para atuar como mentora. Ela também apresenta os aulões e entrevista grandes profissionais do mercado nas lives da ONG. Isso mostra como a educação gera um ciclo virtuoso”, conta a co-fundadora Helenice.