quarta-feira, julho 23, 2025

Evento alerta para o uso excessivo dos recursos naturais do planeta

Compartilhar

O Dia da Sobrecarga da Terra chegou mais cedo em 2025 e acendeu um alerta sobre como a demanda dos recursos naturais da humanidade excede a capacidade da Terra em regenerá-los. No ano passado, esse marco aconteceu no dia 1 de agosto, já esse ano, o registro vai acontecer em 24 de julho, o que demonstra que apesar dos trabalhos desenvolvidos em todo o território, os dados ainda não são promissores. A Circulare, ecossistema ligado à economia circular de eletroeletrônicos, preparou um chamado público entre 24 e 27 de julho, na avenida Paulista, maior centro financeiro da capital mais populosa do país.  “Precisamos falar sobre isso, não podemos mudar o que não está sendo visto, precisamos que a população esteja alerta e consciente”, explica Lívia Santarelli, Gerente de Campanhas Ambientais da Circular Brain, um ecossistema especializado na economia circular de eletroeletrônicos.

Lívia Santarelli, Gerente de Campanhas Ambientais da Circular Brain

Para ativar a consciência do uso responsável dos recursos finitos, a rede Circulare, ecossistema desenvolvido pela circular tech Circular Brain, vai instalar agência de viagem fictícia com roteiros interplanetários, sugerindo um roteiro de fuga do planeta Terra após o fim dos recursos. “Sabemos que isso não é possível e é imprescindível cuidarmos desse lugar onde vivemos”, explica Lívia. Apesar dos cenários desfavoráveis, a mensagem é positiva. “Queremos que a população entenda que ainda dá tempo de virar esse jogo”, finaliza.

Durante a ação serão distribuídos folhetos educativos e haverá pontos de coleta para descarte de resíduos eletrônicos. Estima-se que na composição dos aparelhos eletrônicos contenham 45% a 55% de metais ferrosos e não ferrosos, 20 a 30% de plástico, de 15 a 25% vidro, cerâmica e outros materiais. No Brasil apenas  3% dos resíduos eletrônicos são reaproveitados corretamente. “No ano passado processamos 82 mil toneladas de resíduos eletrônicos, esse volume representa uma redução de 62.447.204,4 kg de gás carbônico que seriam lançados no meio ambiente.” diz Lívia.

A ação acontece na Avenida Paulista, na próximo ao MASP – Museu de Arte de São Paulo, de 24 e 27 de julho, das 11 às 14h, com distribuição de brindes e informações sobre a economia circular de eletrônico, descarte gratuito em  17 mil pontos espalhados pelo país e coletas domiciliares gratuitas para aparelhos de grande volume, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar em todo o Brasil.

Sobre a Circular Brain

A Circular Brain criou, em 2019, uma solução pioneira para promover a economia circular dos resíduos eletroeletrônicos no país. Através da criação de uma plataforma digital, foi capaz de tirar o mercado de reciclagem de eletrônicos da informalidade, conectando toda a cadeia de valor do setor, desde a criação de pontos de descarte em todo o Brasil, criando campanhas de conscientização para o consumidor, passando pelos varejistas, importadores e distribuidores, possibilitando a eles o cumprimento da legislação de logística reversa e dando a cada componente a sua destinação correta, com total rastreabilidade e transparência.

Através dessa tecnologia, já processou 82 mil toneladas de resíduos eletrônicos. Além disso, criou dentro da Circular Brain, a Circulare, para acelerar as parcerias e promover o movimento circular da cadeia.  Em apenas quatro anos, abriu 13.813 pontos de descarte em todo o Brasil, além de criar o primeiro sistema de logística reversa individual do país, com coleta domiciliar de itens eletrônicos com mais de 30 kg, como geladeiras e máquinas de lavar.

A Circular Brain já treinou e homologou 38 recicladores, gerando crescimento exponencial através da profissionalização do mercado, gerando novos empregos, e aumento da renda.

As campanhas criadas pela Rede Circulare têm se destacam pelos seus resultados e recebido convites expressivos como a participação na COP 28, em DUBAI e mais recentemente, dois de seus projetos foram selecionados para as sessões de aceleração do Fórum Mundial de Economia Circular, evento inédito no Brasil.

As soluções da Circular Brain foram aprovadas pelo mercado e hoje atuam na plataforma empresas como Doterra, Oderço, Lorensid, Vetti, Benq, Forusi, Green-AM, Caloi, Ventisol, Whirlpool, Huawei, Avell e Wanke.

Signatário do Pacto Global  desde 2020, tem cumprido fielmente o seu papel de transformar o setor de resíduos eletroeletrônicos no país através da destinação correta de resíduos eletrônicos, economia de recursos naturais, redução da emissão de gases de efeito estufa, respeito às leis ambientais, educação ambiental e principalmente, estimulando a transição da mentalidade linear da economia, para um modelo circular. Na visão de futuro da Circular Tech, está a expansão das suas atividades para outros países, começando pelo continente americano.

Serviço:

Dia da Sobrecarga da Terra

Ação de Conscientização do dia 24 e 27 Julho

Av. Paulista, próximo ao Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Das 11 às 14h

Leia Mais

Outras Notícias