sexta-feira, julho 18, 2025

Nataly Parga conquista Prêmio BRICS Women’s Startup Contest

Compartilhar

O empreendedorismo feminino no Brasil é um motor de inovação e desenvolvimento. Segundo o Observatório Sebrae Startups, 31% das nossas startups já contam com mulheres na liderança, evidenciando avanços importantes em meio aos desafios ainda presentes, como acesso a crédito e reconhecimento em diversas esferas, como a de tecnologia. Para mulheres que vêm de outros países em busca deste sonho por aqui, as barreiras costumam ser ainda maiores, mas não impossíveis

Representando essa força, está a colombiana que empreende no Brasil, Nataly Parga, cofundadora da Squair – plataforma SaaS criada com o objetivo de combater o desperdício de energia na indústria de alimentos e bebidas – que acaba de ganhar o Prêmio BRICS Women’s Startup Contest, iniciativa que visa reconhecer e promover negócios inovadores comandados por mulheres, com alto potencial de impacto e escalabilidade nos mercados emergentes.

Desenvolvida pela Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (WBA), juntamente com o Sebrae, a competição reconhece projetos inovadores com alto potencial de impacto social, econômico e ambiental, em diferentes estágios de maturidade e segmentos. Ela se divide em seis categorias temáticas, contemplando setores estratégicos: saúde, educação, energia, agricultura, transformação digital e sustentabilidade.

Dentre as mais de mil inscrições, apenas 18 projetos foram vencedores – dos quais nove são brasileiros. “Essa premiação representa muito mais do que um reconhecimento individual, simbolizando a força das mulheres empreendedoras em todo o ecossistema BRICS. Sendo colombiana, é uma grande honra representar o Brasil nesta causa maior: a da inovação sustentável liderada por mulheres”, celebra Nataly.

Fundada em 2019, a tecnologia da Squair monitora e otimiza, em tempo real, o consumo de recursos, utilizando Inteligência Artificial para identificar e corrigir índices que prejudicam a eficiência nas operações. A empresa atende grandes players do mercado, como Ambev, Zé Delivery, iFood, OLX e Mercado Livre, na missão de promover cada vez mais sustentabilidade e eficiência por meio da análise de dados em tempo real, minimizando o desperdício de água e energia e otimizando o consumo energético.

Ver essa missão reconhecida no BRICS, dentre tantas startups brilhantes de diversos países, para Nataly, é uma confirmação de que estão no caminho certo. “Esse prêmio nos impulsiona a ir além. Queremos expandir nossa tecnologia para novos mercados dentro do ecossistema BRICS, fortalecer parcerias internacionais e abrir caminhos para que mais mulheres estejam à frente de soluções de impacto”, compartilha.

É urgente dar essa visibilidade aos negócios liderados por elas, fomentando conexões estratégicas e abrindo cada vez mais caminhos para que essas empreendedoras moldem um futuro inovador. “Essa conquista é fruto do trabalho de uma equipe incrível, do apoio de nossos parceiros e da coragem de todas as mulheres que desafiam o status quo e criam algo onde, antes, não havia espaço. Juntas, sempre seremos mais fortes”, finaliza.

Leia Mais

Outras Notícias