sexta-feira, julho 18, 2025

Novelis irá reciclar 13 toneladas de latinhas consumidas no “O Maior São João do Mundo”, em Campina Grande (PB)

Compartilhar

A Novelis, líder global em laminação e reciclagem de alumínio, será responsável por reciclar aproximadamente 13 toneladas de latas de alumínio para bebidas consumidas no tradicional São João de Campina Grande, na Paraíba. Durante os dias de festa, os resíduos foram coletados por catadores e catadoras, vinculados a cooperativas e associações cadastradas no Projeto Recicla São João, promovido pela Prefeitura de Campina Grande.

A iniciativa não apenas garantiu a destinação correta e a reinserção da sucata de alumínio em sua cadeia produtiva, como também gerou um impacto social e ambiental positivo durante um dos maiores eventos do país. Conhecido como “O Maior São João do Mundo”, a celebração paraibana reuniu mais de 3.2 milhões de pessoas ao longo dos 38 dias de festa no Parque do Povo e Evaldo Cruz, em Campina Grande (PB). Com mais de 500 atrações artísticas, a festa é marcada pela grande movimentação de turistas.

Para Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis, “Este é mais um exemplo prático de como nosso modelo de negócio, que é baseado na economia circular do alumínio, gera impacto positivo do ponto de vista ambiental, garantindo o reaproveitamento de recursos, e social, aproximando a indústria recicladora dos elos iniciais da cadeia de reciclagem. Seguimos comprometidos em impulsionar uma das melhores qualidades do alumínio, que é a sua capacidade de ser reciclado infinitas vezes”.

Após a separação, todas as latinhas foram encaminhadas ao Centro de Coleta da Novelis em João Pessoa (PB), onde o material passa pelas etapas de pesagem, análise de qualidade, limpeza, prensagem, estocagem e preparação para transporte até a fábrica de chapas da Companhia em Pindamonhangaba (SP). Esta unidade é considerada o maior Complexo de Laminação e Reciclagem de Alumínio do mundo. Lá, após a reciclagem, a sucata é transformada em chapas de alumínio, que, posteriormente, serão utilizadas na fabricação de novas latas para bebidas, prontas para o consumo.

Leia Mais

Outras Notícias