Reduzir desperdício de alimentos, promover trabalho digno, ampliar acesso a uma alimentação saudável e fortalecer a economia local. É com essa lógica, que conecta impacto social e ambiental aos negócios, que o Grupo Raízes acaba de divulgar seu novo relatório de sustentabilidade, revelando um crescimento de 21% no faturamento no último ano e avanços concretos nas suas metas ESG.
O resultado é puxado pelo desempenho das cinco marcas do grupo, que atuam em diferentes frentes, mas compartilham o mesmo compromisso com uma cadeia produtiva mais justa e sustentável.
A Quitanda, mercado referência em alimentação saudável no coração de Pinheiros, atende cerca de 46 mil clientes por mês e adquire mais de 60% de seu volume de compras diretamente de produtores locais. Além disso, migrou 100% da energia utilizada na loja para uma fonte renovável: a eólica, e em seu portfólio, cerca de 20% dos produtos contam com algum tipo de certificação sustentável, isso reforça o seu papel como agente de transformação socioambiental no varejo alimentar e consolida o mercado como uma ponte entre quem produz de forma responsável e quem consome com consciência.
Na área de alimentação corporativa, a Cucinare tem se destacado não só pela qualidade dos alimentos, mas também pelo seu impacto social positivo: 85% da liderança da empresa é formada por mulheres, por exemplo. Em 2024, a empresa fortaleceu ainda mais suas práticas de governança e de gestão ambiental, tornando a operação mais eficiente e sustentável. Outra grande conquista foi a expansão de sua operação para além das fronteiras do estado de São Paulo, o que consolidou sua presença no mercado de Minas Gerais. A marca firmou parceria com a plataforma Comida Invisível, contribuindo com a doação de alimentos excedentes que seriam descartados, porém em condições de consumo.
Outro destaque de crescimento é a Quitanda Escolas. Criada em 2021, a marca se consolida no segmento premium de alimentação escolar e já atende mais de 14 escolas no estado de São Paulo, levando uma alimentação gostosa e saudável a mais de 20 mil alunos. Além disso, tem investido de forma consistente em educação alimentar por meio da área de nutrição pedagógica e do Guia Nutrindo o Futuro — material elaborado por nutricionista e pediatra que orienta o dia a dia das operações e contribui para a formação de uma geração mais consciente sobre hábitos saudáveis.
Já a Coletiva, criada em 2024, surge com uma proposta que extrapola o modus operandi tradicional na prestação de serviços empresariais (limpeza, portaria manutenção, dentre outros), também conhecido como a prestação de serviços de facilities. Com foco no trabalho digno, a marca aposta em melhores condições e desenvolvimento dos profissionais que atuam nos bastidores das operações e tem se destacado como um modelo de gestão humanizada no setor.
Completando o portfólio, a Quitanda Empresas leva soluções de alimentação saudável e experiências gastronômicas para dentro de organizações, promovendo mais bem-estar no dia a dia corporativo.
Com mais de duas décadas de atuação, o Grupo consolida sua estratégia de negócio com a premissa de sustentabilidade aliada à lucratividade. A empresa familiar, focada em gastronomia e hospitalidade, expande sua atuação além da gastronomia, diversificando os negócios e incorporando a hospitalidade por meio dos mais variados serviços.
Ricardo Costa, CEO do Grupo Raízes, destaca: “Nós temos um compromisso inabalável com as pessoas e com a excelência em tudo o que nos propomos a fazer. Aqui na empresa, tudo o que construímos é baseado nesses pilares, e assim, o nosso propósito se materializa por meio da dedicação à boa gastronomia, à hospitalidade genuína e à construção de relações duradouras.”
Em 2024, a organização registrou um aumento de 21% em seu faturamento, que atingiu R$352 milhões no último balanço.
Impacto positivo
Ao unir os resultados do monitoramento, dos ajustes nas diversas operações, e da promoção de várias campanhas de conscientização e parcerias com ONGs voltadas ao combate à fome, o Grupo Raízes contribuiu com a diminuição do desperdício de 8,5 toneladas de alimentos unindo as forças em todas suas marcas.
“Essa quantidade de alimentos que foram poupados do descarte, e parte doada para pessoas em vulnerabilidade social, é um exemplo de como a ação conjunta e diligente em diferentes frentes de trabalho resultam em benefícios que impactam positivamente o meio ambiente, a comunidade e a própria empresa, que é um dos aspectos norteadores das ações do Grupo Raízes”, afirma Paula Contim, gerente sênior de Sustentabilidade do Grupo Raízes.
Sustentabilidade, governança e metas para o futuro
Além dos compromissos com a redução das emissões de carbono e a manutenção da neutralidade de carbono, a empresa estabeleceu metas ambiciosas até o final do ano. No eixo ambiental, pretende reduzir em 6% o volume de resíduos enviados a aterros sanitários e em 5% a geração de resíduos plásticos de sua marca própria. No campo social, a meta é ampliar significativamente as ações de combate à fome, fortalecendo parcerias e iniciativas de impacto direto. Já no pilar de governança, o foco está na conquista da certificação B para todas as marcas do Grupo, consolidando práticas responsáveis e transparentes em toda a operação.