sábado, julho 19, 2025

FGV, Banco do Brasil e Tesouro Nacional oferecem MBAs em ASG e em PPP para agentes públicos

Compartilhar

A Fundação Getulio Vargas (FGV), por meio do FGV Cidades e do FGV In Company, lança um novo MBA Executivo gratuito voltado a agentes públicos subnacionais que queiram se aprofundar na aplicação de princípios ASG — Ambiental, Social e Governança — na gestão pública. 

Em parceria com o Banco do Brasil e com apoio do Tesouro Nacional, o curso tem início marcado para 16 de outubro, com inscrições abertas entre 8 de julho e 8 de agosto. As candidaturas devem ser apresentadas por gestores estaduais ou municipais, como prefeitos, secretários ou diretores e sua equipe de agentes públicos. 

O MBA ASG é destinado a servidores públicos da administração direta e indireta de estados e municípios, com foco em capacitação para liderança e formulação de projetos de impacto socioambiental. Serão selecionadas equipes de três pessoas por entidade, que deverão elaborar, durante o curso, um projeto alinhado às metas de desenvolvimento sustentável da própria instituição pública de origem. 

Em sua terceira edição, o MBA em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões Sustentáveis também terá inscrições abertas a partir do próximo dia 28 de julho. O é voltado a agentes públicos estaduais e municipais interessados em estruturar projetos de infraestrutura com base em princípios de sustentabilidade e inovação. 

O programa prepara profissionais para lidar com os desafios jurídicos, econômicos e operacionais que envolvem contratos de longo prazo, viabilidade de investimentos e entrega eficiente de serviços públicos. Os participantes desenvolvem projetos aplicados voltados à realidade de seus territórios, fortalecendo a capacidade institucional de estados e municípios para atrair investimentos e aprimorar a infraestrutura urbana. 

Ambos os cursos são totalmente gratuitos, com custo coberto pelo Banco do Brasil. Despesas com deslocamento e hospedagem nas etapas presenciais, porém, ficam por conta das entidades participantes. 

Com ênfase na realidade do setor público, o MBA em ASG combina teoria e prática em disciplinas que abordam desde governança pública e tecnologias verdes até inclusão social e finanças sustentáveis. Os participantes vão aprender a: 

● Aplicar conceitos de ASG na administração pública com foco em impacto social e ambiental.

● Estruturar projetos sustentáveis com metas, indicadores e viabilidade financeira.

● Utilizar ferramentas de avaliação e monitoramento de políticas públicas com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

● Integrar estratégias de equidade e inclusão social nos processos decisórios.

● Promover boas práticas de governança pública, transparência e accountability.
 

“A gente quer que os alunos saiam do curso prontos para fazerem projetos de verdade, que funcionem na prefeitura, no estado, com os recursos que têm. O MBA foi pensado para ajudar quem está na ponta a efetivamente pautar o debate ASG e mostrar como gerar impacto socioambiental”, diz Sarah Marinho, uma das coordenadoras acadêmicas do MBA ASG. 

O diferencial do programa está na possibilidade de os alunos aplicarem esse conhecimento diretamente no cotidiano de suas instituições. Ao final, cada equipe deverá entregar um projeto que: 

● Tenha potencial de ser implementado no município ou estado de origem.

● Proponha soluções inovadoras para desafios locais com base em sustentabilidade.

● Contribua para a melhoria de serviços públicos com foco em eficiência e impacto.

● Sirva como modelo replicável para outras entidades subnacionais.

● Reforce a atuação da gestão pública local como protagonista na agenda ASG. 

Os alunos deverão manter frequência mínima e desempenho satisfatório para obter o título de especialista em ASG, com certificado emitido pela FGV. “O MBA em ASG é uma resposta concreta à necessidade de conectar a administração pública subnacional aos grandes marcos do desenvolvimento sustentável. A formação capacita os agentes públicos a formularem políticas que gerem impacto real, com base em evidências, transparência e justiça social”, afirma Ciro Biderman, diretor do FGV Cidades. 

“O MBA em ASG nasce de uma escuta atenta às demandas concretas dos agentes públicos. O curso está conectado a uma trajetória de formação de equipes que atuam em contextos desafiadores e que precisam traduzir os princípios de sustentabilidade, inclusão e governança em políticas públicas aplicáveis e com impacto real. Assim como o MBA em PPPs Sustentáveis, essa iniciativa busca fortalecer capacidades institucionais nos territórios a partir da aplicação prática de conhecimentos técnicos e jurídicos em projetos orientados por evidências”, afirma Patricia Mello, coordenadora geral dos programas pelo FGV Cidades. 

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, destaca a importância estratégica da formação: “O Tesouro Nacional vem atuando de forma estruturada para apoiar a profissionalização da gestão pública nos estados e municípios. Apoiamos ativamente as iniciativas que atuam no fortalecimento de capacidades para estruturação de PPPs e estamos dando mais um passo importante ao contribuir para esta formação de lideranças em ASG e Concessões Sustentáveis. Essa é uma agenda que ganha relevância no mundo todo e precisa ser incorporada com inteligência e consistência na gestão pública brasileira. Acreditamos que, com apoio técnico e formação de qualidade, os próprios entes subnacionais serão capazes de desenhar soluções viáveis para seus desafios mais urgentes.” 

A participação ativa do Banco do Brasil no projeto reforça o compromisso institucional com a sustentabilidade e a inovação no setor público. “O Banco do Brasil, eleito pela sexta vez este ano como o banco mais sustentável do planeta, reafirma sua liderança ao apoiar a formação de líderes capazes de integrar a sustentabilidade à estratégia, à gestão e à inovação na gestão pública, nos estados e municípios. Com esse compromisso, o Banco do Brasil se consolida como um agente transformador, dedicado às futuras gerações e à construção de um país mais justo, verde e inclusivo”, diz Walleria Viana Sampaio, gerente-executiva do Banco do Brasil 

Serviço

Inscrições MBA em ASG – de 8 de julho a 8 de agosto, pelo endereço Link 

Inscrições MBA em PPPs e Concessões Sustentáveis – de 28 de julho a 28 de agosto, pelo endereço Link

Leia Mais

Outras Notícias