A poluição plástica é a segunda maior ameaça ambiental, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), contribuindo para emissões de gases de efeito estufa e superando a capacidade de manejo. De acordo com o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas por ano, e apenas cerca de 9% são recicladas globalmente. Enfrentar esse desafio exige ação conjunta de empresas, sociedade, governo e consumidores.
Há mais de dez anos, a reciclagem de plástico no Brasil enfrentava grandes obstáculos. O material, leve e de baixo valor, não atraía catadores. A ausência de intermediários para transformá-lo em resina pós-consumo (PCR, na sigla em inglês) e o baixo custo da resina virgem tornavam o reaproveitamento inviável economicamente.
A solução veio com colaboração intersetorial. Um exemplo é o programa Mãos pro Futuro, criado em 2006 pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, que já reciclou mais de 1 milhão de toneladas de resíduos. A iniciativa ampliou a reciclagem e melhorou a renda e condições de trabalho de catadores, beneficiando cerca de 200 organizações e quase 6.000 profissionais.
Com iniciativas como essa, a Unilever e outras empresas investem em infraestrutura para cooperativas, capacitação em gestão e empreendedorismo para catadores, educação ambiental para consumidores e expansão de pontos de coleta. Com esses esforços, atingimos um marco na Unilever: reciclamos 115% do peso das embalagens plásticas vendidas pelas nossas marcas no Brasil em 2024, superando a meta global com um ano de antecedência e sendo a primeira operação fora da Ásia a alcançar o feito.
Garantimos a conformidade legal, trabalhista e ambiental de nossos parceiros com auditorias independentes e incentivamos o uso de plástico reciclado, que reaproveita o insumo em diversos fins de peças automotivas a novas embalagens da Unilever.
Hoje, 37% dos nossos frascos no Brasil usam plástico reciclado, contribuindo para promover a economia circular, diminuir o descarte incorreto e reduzir emissões. Em quatro anos, evitamos 57 mil toneladas de plástico virgem, o que impediu a emissão de quase 100 mil toneladas de gás carbônico. Globalmente, a Unilever reduziu o uso de plástico virgem em 23% desde 2019, rumo às metas de 30% até 2026 e de 40% até 2028.
Com a COP30 no Brasil, o país assume o protagonismo nas discussões sobre poluição plástica e mudanças climáticas. Estamos comprometidos em liderar, de forma colaborativa, soluções que gerem benefícios para o meio ambiente e para a sociedade.
Juliana Marra, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Unilever Brasil.