A Alvoar Lácteos inicia o segundo semestre com a divulgação do Relatório de Sustentabilidade 2024, que consolida seus avanços nas dimensões ambiental, social e de governança corporativa. A publicação segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e está disponível para download no site da empresa.
Como uma das cinco maiores indústrias de laticínios do Brasil, a Alvoar manteve sua capacidade de processar 4,8 milhões de litros de leite por dia, atuando com 7 fábricas, 20 Centros de Distribuição e um portfólio de mais de 250 produtos das marcas Betânia, Betânia Kids, Camponesa, Caramelos Embaré e YoBem.
Em 2024, a empresa alcançou receita operacional líquida de R$ 4,6 bilhões, o que representa um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Esses números evidenciam a resiliência do negócio em um cenário desafiador, além de refletirem os efeitos positivos da revisão do plano estratégico com visão para 2025–2029.
O investimento na cadeia produtiva foi reforçado com o aporte de mais de R$ 15,2 milhões em programas de fomento aos mais de 5 mil produtores parceiros. A empresa também passou a monitorar 1500 propriedades por sensoriamento remoto, fortaleceu o suporte técnico e promoveu melhorias na qualidade do leite captado.
A atuação junto às comunidades resultou na doação de 85 toneladas de alimentos, superior em mais de 250% em relação a 2023. Também investiu na aproximação das comunidades do entorno, bem como em projetos sociais. Internamente, aumentou em 15% o tempo dedicado à capacitação, totalizando 110 mil horas de treinamento em 2024.
Entre os marcos do ano estão a inauguração de três novos Centros de Distribuição, uma nova fábrica de ração em Nossa Senhora da Glória (SE) e a conquista do Selo IEP de Sustentabilidade. Em 2024, a empresa também estruturou dois novos Comitês de Governança (Auditoria e Riscos & ESG), lançou sua Política de Sustentabilidade e realizou o primeiro Censo de Diversidade.
Na área ambiental, a Alvoar Lácteos realizou seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e reduziu em 21% o volume de produtos avariados, além de ampliar o uso de energia limpa e práticas de economia circular.
Para Conci Lima, Diretora Executiva de Pessoas & Performance da Alvoar Lácteos, os avanços refletem uma estratégia conectada ao propósito da companhia. “Sustentabilidade não é um pilar isolado. É parte da nossa cultura, do nosso modelo de gestão e da forma como criamos valor compartilhado para todos os nossos públicos”, afirma.