Inspirar, educar e promover a empregabilidade de mulheres na área de tecnologia são propósitos da WoMakersCode, organização que ampliou seu impacto em 60% após oito meses de apoio do VOA — programa de voluntariado da Ambev. A iniciativa, que oferece formações completas alinhadas às principais carreiras do setor de tecnologia, como programação e ciência de dados, proporciona trilhas de aprendizado que combinam habilidades técnicas e socioemocionais, com foco no desenvolvimento profissional e na inserção no mercado de trabalho de mulheres em situação de vulnerabilidade ou em transição de carreira. Em 2025, expandiu sua atuação de 70 mil para 112 mil mulheres atendidas em programas de mentoria.
“Desde o início do programa, sabíamos que seria uma jornada transformadora. O VOA trouxe uma troca muito rica com profissionais da Ambev e com outras organizações do terceiro setor. Foi uma experiência intensa, prática e acolhedora. Tivemos acesso a conteúdos estratégicos, mas, mais do que isso, fomos desafiadas a olhar para dentro, repensar processos e tomar decisões com mais clareza e foco no impacto”, explicou Cynthia Zanoni, fundadora do projeto.
Antes de participar do VOA, a WoMakersCode já tinha uma operação bem estruturada, com processos funcionando e entregas consistentes. Mas, com o apoio do programa, a iniciativa reestruturou seu planejamento estratégico com uma visão de médio e longo prazo, revisou e ampliou a comunicação, seus canais de relacionamento com a comunidade e parceiros, remodelou o programa de mentoria de carreira e atualizou alguns aspectos da governança. Essas mudanças causaram impactos reais na organização que desenvolve seus projetos com base em dados e evidências, garantindo que estejam atualizados com as demandas do setor e voltados à autonomia econômica das participantes.
Além das formações, a WoMakersCode fomenta parcerias com empresas, instituições públicas e privadas, para ampliar a empregabilidade feminina, conectando suas alunas a oportunidades reais de trabalho e construindo um ecossistema colaborativo de transformação social.
Desde a fundação em 2015, a iniciativa já impactou mais de 350 mil mulheres no Brasil e em outros 13 países da América Latina. “No Brasil, combinamos ações presenciais em diversas capitais com uma forte atuação online, o que nos permite alcançar participantes em todas as regiões do país”, acrescentou Cynthia.
Sobre o VOA
O VOA faz parte da plataforma de inclusão produtiva da Ambev, que pretende impactar 5 milhões de pessoas até 2032. O programa tem gerado um impacto significativo em várias regiões do Brasil e, nos últimos 7 anos, já beneficiou mais de 10 milhões de pessoas, com mais de 30 mil horas de mentorias voluntárias oferecidas a mais de 500 organizações.