quarta-feira, julho 16, 2025

Ao completar 50 anos, marca de óleos Liza inova com ações de sustentabilidade e educação ambiental

Compartilhar

A marca de óleos Liza, que acaba de completar 50 anos, está cada vez mais sustentável e integrada à uma estratégia de economia circular que já coletou mais de 14 milhões de toneladas de óleo de cozinha usado. Com mudanças na embalagem do produto, a Cargill, uma das maiores fornecedoras de alimentos do mundo, também evitou a utilização de cerca de 6,6 mil toneladas de plástico. Para estimular a devolução do óleo utilizado, o programa ReaLiza vem promovendo ações em escolas que já envolveram mais de 10 mil crianças. 

A diminuição no volume de plástico é consequência da redução em 50% no peso das embalagens Liza ao longo desses 50 anos, passando de 30 gramas para 15 gramas. A marca já inovou ao migrar da lata para a embalagem plástica transparente, mostrando a qualidade do produto Liza. 

Outra mudança recente, com a utilização de rótulos mais finos e leves, permitiu diminuição de 24% nas emissões de CO2 (dióxido de carbono). Uma redução adicional de 77% nessas emissões foi obtida com a troca das caixas de papelão por filme plástico do tipo “shrink”, utilizado para acondicionar embalagens Liza Soja de 900 ml e facilitar a logística. Esse filme plástico utiliza 30% de conteúdo reciclado. Somados, esses avanços e outras melhorias proporcionaram uma redução total de 14 mil toneladas de CO2, considerando o volume de vendas de 2024. Isso equivale a evitar as emissões de cerca de 3 mil carros de passeio rodando por um ano inteiro. 

Na logística reversa, o ReaLiza – um dos maiores programas deste tipo no Brasil –, totalizou 14 milhões de litros de óleo de cozinha usado coletados. Já são mais de 7 mil pontos de recebimento em todo o País, incluindo mais de mil pontos de entrega voluntária em 275 cidades de 22 estados. “Esse processo envolve 25 empresas especializadas e licenciadas, responsáveis pela coleta, transporte e processamento de óleos e gorduras residuais. É uma iniciativa muito robusta de economia circular”, detalha Márcio Barela, gerente de Sustentabilidade da Cargill. 

Com todos esses resultados, o ReaLiza foi reconhecido pela Chamada Pública por Práticas em Economia Circular, criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Essa iniciativa atraiu 275 projetos de sete países, mas somente 49 casos bem-sucedidos de economia circular na indústria – entre eles o Realiza – foram incluídos em um ebook publicado em maio deste ano, durante o Fórum Mundial de Economia Circular. 

Ações em escolas 

Para aumentar o engajamento no programa, a Cargill aposta fortemente na educação. O ReaLiza nas Escolas, que promove ações de educação ambiental para crianças, já contabiliza participação de mais de 10 mil alunos de 406 escolas, em oito municípios de São Paulo e Minas Gerais. 

“Vamos expandir o programa para levar educação ambiental e impacto positivo para mais comunidades. Percebemos que as crianças compreendem muito bem a importância de coletar e devolver o óleo utilizado, e isso tem sido fundamental para termos mais famílias engajadas no ReaLiza. Os estudantes levam para casa o tema da sustentabilidade e da economia circular, o que também é muito importante”, avalia Barela.

Para saber mais sobre as ações de sustentabilidade da marca Liza e a importância da devolução do óleo utilizado no preparo de alimentos, acesse: www.liza.com.br/sustentabilidade

Leia Mais

Outras Notícias