quarta-feira, julho 16, 2025

Compromisso de mais de 25 anos: Como a Ambev reduziu suas emissões de carbono quase pela metade  

Compartilhar

A Ambev tem um compromisso de longa data com a sustentabilidade, e os resultados mais recentes mostram um avanço notável: a empresa já reduziu em 50% suas emissões de carbono para os Escopos 1 e 2, desde 2017, em toda a América Latina. Essa conquista representa um impacto significativo, equivalente a retirar cerca de 120 mil carros das ruas por um ano, e que só foi possível graças a uma jornada que começou em 2002, com o primeiro projeto de aproveitamento energético de biogás implementado na cervejaria de Jaguariúna (SP).

“Na Ambev, a sustentabilidade sempre foi parte integral do nosso negócio. Foi isso que nos permitiu construir uma jornada consistente, unindo eficiência operacional e impacto positivo no longo prazo. Nossos esforços não são recentes — desde 2002 monitoramos nossas emissões e implementamos iniciativas que, em 2021, resultaram nas primeiras operações carbono neutro da companhia.,” afirma Luiz Gustavo Talarico, Head de Sustentabilidade da Ambev.

Com compromissos públicos que contemplam ação climática, embalagem circular, gestão de recursos hídricos, e agricultura sustentável, a Ambev transforma desafios ambientais em ações concretas que geram impacto real. Assim, a empresa já avançou também em outras frentes importantes, passando a operar com 100% de energia elétrica renovável em nove países, incluindo o Brasil. Além disso, plantou mais de 2 milhões de árvores em áreas de estresse hídrico, por meio do Programa Bacias e Florestas.

Para garantir o uso de seu negócio e estrutura em favor do meio ambiente, toda a diretoria executiva da Ambev tem metas de desempenho atreladas a indicadores de sustentabilidade desde 2022. A empresa também impulsiona a inovação com um olhar ambiental e social por meio do 100+ Labs Brasil, um projeto de aceleração de startups e que conecta ideias disruptivas aos pilares de sustentabilidade da companhia.

“Nosso compromisso com operações mais sustentáveis é contínuo e cada vez mais estratégico. Recentemente, reforçamos essa agenda ao anunciar nossa ambição de alcançar o Net Zero em toda a cadeia de valor até 2040 — um horizonte que orienta nossas decisões, impulsiona a inovação e reflete aprendizados da nossa jornada. Os desafios são muitos, sem dúvida. Mas o mais importante é saber aonde queremos chegar e seguir adaptando a rota com responsabilidade e visão de futuro. Assim, conseguimos contribuir para um futuro mais equilibrado e com mais razões para brindar”, finaliza Talarico.

Leia Mais

Outras Notícias