O BID Invest concedeu um empréstimo de US$ 70 milhões para ampliar a carteira Sicoob em agricultura e energia sustentável. O pacote de financiamento tem origem no Fundo Acelerador Canadense de Emissões Líquidas Zero e Resiliência Climática.
O projeto apoia o crescimento na região amazônica, sobretudo no contexto do programa Amazônia Sempre do BID, fomentando a adoção de práticas agrícolas ambientalmente inteligentes e sustentáveis. O financiamento também inclui incentivos baseados no desempenho vinculado a avanços em temas sustentabilidade, como a divulgação de informações financeiras relacionadas à natureza e estratégias de finanças inclusivas.
O setor agroindustrial brasileiro representa 25% do PIB e quase a metade das exportações do país, mas também é uma fonte importante de emissões devido ao uso da terra e de práticas tradicionais. A matriz energética do país enfrenta riscos crescentes, principalmente em decorrência das secas. Este projeto visa a competitividade econômica e a sustentabilidade por meio da promoção das energias renováveis e de uma agricultura avançada, incluindo soluções baseadas em sustentabilidade na região amazônica.
Além do financiamento, a parceria inclui serviços de assessoria para fortalecer as capacidades do Sicoob na gestão ambiental e social. Esses serviços contribuirão para fortalecer o Sistema de Gestão Ambiental e Social do Sistema, melhorar a análise de riscos ambientais e apoiar a construção de uma proposta de valor para mulheres empreendedoras. O projeto também inclui a implementação de um plano de ação ambiental e social para integrar ainda mais as práticas de sustentabilidade nas operações do Sicoob.