Com atuação voltada para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, apoiou o Congresso Sustentável CEBDS 2025 – Brasil de Soluções, que aconteceu nos dias 1º e 2 de julho, no Teatro Gasômetro, em Belém. Durante o evento, promovido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a empresa destacou iniciativas que aliam geração de renda, protagonismo indígena, mobilidade elétrica na Amazônia e floresta em pé.
Empreendedorismo da floresta
Os desafios do país para aliar desenvolvimento e preservação da Amazônia estiveram no centro do debate do painel Raízes da Prosperidade: o Brasil e a nova economia da floresta. Para uma plateia de empresários, pesquisadores e jornalistas. Katyana Xipaya, indígena que participou dos programas Belo Monte Empreende e Belo Monte Comunidade, ressaltou que é fundamental incentivar atividades e negócios com protagonismo dos povos originários para manter a floresta em pé e, ao mesmo tempo, contribuir para um modelo que gere renda e oportunidades.
Ao falar das parcerias com o setor privado, Katyana ressaltou a importância dos apoios que recebeu em sua trajetória, para que ela se destacasse contando sua história de empreendedorismo e valorização da cultura ancestral.
“A floresta nos dá tudo. A gente tem a castanha, a gente tem o cacau, a gente tem embalagens biodegradáveis. Como podemos gerir? Como podemos levar adiante? Através dos apoiadores. A gente acredita muito. Nosso chocolate, o Sidjä Wahiü, foi um projeto que recebeu investimento da Norte Energia. Com iniciativas como essa, os projetos podem sair do papel. Pode ter produtos indígenas, vindos da floresta”, ressaltou Katyana.
Primeiro corredor verde de transporte da Amazônia
Outro destaque apresentado durante o evento foi o catamarã elétrico Poraquê, desenvolvido pela UFPA e pela Norte Energia, em um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A embarcação faz parte do primeiro corredor verde de transporte da Amazônia, que também é composto por dois ônibus elétricos, sendo um deles intermunicipal, eletropostos para carregamento dos veículos e ainda um aplicativo de geolocalização. Com capacidade para 23 passageiros e dois tripulantes, a embarcação tem autonomia de 8 horas.
Juntos, os dois modais que compõem o corredor podem transportar até duas mil pessoas por dia. A estimativa é de que os veículos deixem de despejar 161 toneladas de CO2 na atmosfera por ano, o que equivale a 30 carros populares circulando no mesmo período. Somente o catamarã evita a emissão de 100 toneladas de gases de efeito estufa em 12 meses.
O estudo para desenvolver o projeto começou em 2019 e envolveu cerca de 30 alunos, professores e pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), entre eles Pedro Lameira, vice-diretor da Faculdade de Engenharia Naval da UFPA. Em sua apresentação aos participantes do congresso, no porto da universidade, ele ressaltou a relevância dessa inovação para a mobilidade elétrica fluvial na região para evitar a utilização de combustíveis fósseis.
“É um catamarã de dois cascos, com muita eficiência e baixa resistência, que permite que dois motores pequenos, de 12 KW, consigam deslocar essa embarcação a 8 nós de velocidade, com 25 passageiros a bordo. Cem por cento elétrica, ela possui geração fotovoltaica auxiliar. No teto, há 22 placas solares, capazes de dar um incremento energético, resultando no principal, que é inovação, com controle de energia inteligente, e a sustentabilidade, com essa redução na emissão de poluentes para a atmosfera, já que ela substitui motores que utilizam combustíveis fósseis”.
Sobre Belo Monte
A Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, mantém uma série de programas socioambientais voltados ao fortalecimento das comunidades locais, à conservação ambiental e a soluções sustentáveis com base no potencial da região amazônica.
Com capacidade instalada de 11.233 MW, Belo Monte é a maior usina 100% brasileira e a quinta maior do mundo. O empreendimento gera energia limpa e renovável, contribuindo de forma decisiva para a segurança do Sistema Interligado Nacional.
Congresso Sustentável CEBDS 2025
O Congresso Sustentável CEBDS 2025 Brasil de Soluções, realizado no Teatro Gasômetro, em Belém (PA), reuniu o setor empresarial para alinhar propostas, compromissos e soluções antes da COP 30. Entre os diversos painéis, foram abordados temas como Floresta, Financiamento Verde, Agropecuária Regenerativa, Segurança Energética.