quarta-feira, julho 9, 2025

Indovinya avança em química sustentável e supera metas em novo Relatório de Sustentabilidade

Compartilhar

A Indovinya, divisão de especialidades químicas da Indorama Ventures, divulgou seu Relatório de Sustentabilidade 2024, destacando avanços significativos no desenvolvimento de produtos sustentáveis, inovação, iniciativas de proteção hídrica e classificações ESG.

Com uma estratégia de longo prazo baseada em metas públicas para 2025, 2030 e 2050, a abordagem de sustentabilidade da Indovinya está estruturada em quatro pilares: Respeito pelo Planeta, Cuidado com as Pessoas, Integridade e Governança, e Soluções Sustentáveis.

Entre os objetivos ambientais, a empresa está trabalhando para reduzir a intensidade das emissões de GEE dos Escopos 1 e 2 em 30%, cortar em 15% as emissões absolutas do Escopo 3 e implementar planos de ação para riscos climáticos nos próximos cinco anos. A ambição final é alcançar emissões líquidas zero (Net Zero) até 2050.

Em 2024, a Indovinya superou sua meta de produtos sustentáveis: 15,3% da receita total foi gerada por produtos sustentáveis, ultrapassando o marco de 15% estabelecido inicialmente para 2025. Esse feito demonstra que a Indovinya está bem posicionada para atender seus clientes com soluções que oferecem valor claro e benefícios sustentáveis. Mais de 44% do portfólio (com base na receita) já foi avaliado com base na metodologia PSA (Avaliação de Sustentabilidade de Portfólio). Em 2025, a empresa pretende aumentar o número de avaliações sustentáveis e, paralelamente, desenvolver uma nova meta de vendas para produtos sustentáveis.

“Temos orgulho de ter alcançado essa meta antes do prazo,” afirma Kim Knotts, Vice-Presidente Global de Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Indovinya. “O próximo desafio é garantir que 50% dos novos produtos lançados a partir de  2025 sejam sustentáveis. Ao trabalharmos de perto com nossos clientes, estamos reinventando a química por meio da inovação e da sustentabilidade –construindo um portfólio que gera impacto duradouro para as pessoas, o planeta e os setores que atendemos”, explica.

Desempenho ESG e Reconhecimento

A Indovinya obteve nota A- no CDP (Carbon Disclosure Project), na categoria de Mudanças Climáticas, e notas B para Segurança Hídrica e Florestas. Esses resultados refletem melhorias consistentes na mitigação do clima e preservação da natureza.

A empresa também recebeu classificação Platinum da EcoVadis – o nível mais alto de reconhecimento da renomada plataforma global de responsabilidade social corporativa e cadeias de suprimento sustentáveis. Essa classificação coloca a Indorama Ventures entre o 1% das empresas mais bem avaliadas.

Além disso, a Indovinya passou a integrar a iniciativa Together for Sustainability (TfS), um esforço global liderado por empresas químicas para promover a sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos.

“Estamos comprometidos em fomentar parcerias sólidas, incentivar práticas responsáveis e reconhecer aqueles que contribuem para um ambiente de negócios mais seguro e sustentável,” diz Kim. “Nosso objetivo é gerar valor em todo o nosso ecossistema, ao mesmo  tempo em que contribuímos para as comunidades onde atuamos.”

Inovação em Química Renovável e Impacto Social

Um dos destaques de 2024 foi o prêmio de primeiro lugar da Indovinya na categoria “Inovação em Matérias-Primas Renováveis” da revista Paint & Pintura. O reconhecimento veio com o lançamento do ULTRAFIL 5000, um coalescente bio-based, livre de VOC, para o mercado de tintas, que reduz as emissões de carbono ao longo de seu ciclo de vida.

No segmento de cuidados com o lar e pessoais, a Indovinya reforça seu compromisso com a inovação sustentável com o SURFONI H-1040 – uma solução desenvolvida com 87% de matérias-primas renováveis. O produto viabiliza formulações de limpeza de alto desempenho, reduzindo o consumo de energia na fabricação. Livre de fosfatos, também contribui para a proteção dos recursos hídricos e dos ecossistemas aquáticos, reforçando o compromisso da Indovinya em entregar desempenho com responsabilidade ambiental

Além da inovação tecnológica e sustentável, a empresa investiu em iniciativas sociais de alto impacto, como o programa Renova Mamona, que combina capacitação e assistência técnica em empreendedorismo agroecológico e educação. Implementado em parceria com a startup socioambiental brasileiraToca, o programa apoiou 30 agricultores familiares de comunidades historicamente vulneráveis em Camaçari (Bahia). 

Até o momento, foram implantados oito sistemas agroflorestais, utilizando a mamona como adubo verde e insumo renovável para a cadeia produtiva da Indovinya. A iniciativa melhorou os meios de subsistência locais e aumentou a biodiversidade em 68% em uma  área de 4.000 metros quadrados

Desempenho Financeiro e Presença Global

Em 2024, a Indovinya alcançou um EBITDA médio de US$ 347 milhões, um aumento de 32% em relação ao ano anterior. O volume de negócios cresceu 4%, impulsionado por maiores vendas na América do Sul e margens melhoradas na América do Norte.

A Indovinya é a principal produtora de tensoativos nas Américas, com foco crescente em especialidades químicas e inovação sustentável. A empresa está presente em 10 países, com 15 plantas fabris, 7 centros de P&D e aplicação técnica, e uma equipe global de mais de 3.000 colaboradores.

Leia Mais

Outras Notícias