HEINEKEN Spin, ecossistema de negócios de impacto do Grupo HEINEKEN, completa um ano neste mês, acumulando um faturamento de mais de R$256 milhões. Após investimento de R$ 150 milhões iniciado em 2024, a iniciativa ampliou o portfólio da companhia, incluindo marcas como Bear Mate, Mamba Water e Praya, cujo volume de produção cresceu quatro vezes no período. Além disso, diversificou a matriz de negócios da empresa com o restauro florestal e plantação de citrus voltada para comercialização setorial, e, na parte de circularidade de vidro, inaugurou três hubs de reciclagem, com mais um até dezembro, em Alagoas – visando a venda desses recursos para a indústria vidreira.
Idealizado no Brasil para responder aos principais desafios do setor no país, HEINEKEN Spin é fundamentado em quatro pilares estratégicos: agricultura regenerativa, circularidade, marcas de impacto e energia renovável. Alguns dos projetos rodados, como o programa de energia renovável, já faziam parte e eram desenvolvidos dentro da estratégia de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN. Com o lançamento de Spin, essas iniciativas passaram a fazer parte da nova gestão, tendo como o principal objetivo o ganho de escala e lucratividade – pontos já observados nesse primeiro ano
“Nosso objetivo não é crescer a qualquer custo, mas sim com responsabilidade, incentivando todo o setor a encarar os desafios ambientais com mais seriedade. Os resultados deste primeiro ano mostram que sustentabilidade é também sinônimo de competitividade e peça-chave de uma estratégia de negócios sólida”, afirma Rafael Rizzi, diretor de HEINEKEN Spin.
Agricultura regenerativa: por que a companhia está plantando limão para colher água?
Em Itu (SP), a companhia já plantou 200 mil mudas nativas do bioma Mata Atlântica em 142 hectares. A área será integrada com um sistema agroflorestal de limão nos próximos meses, com o objetivo de regenerar o solo, aumentar a infiltração da água da chuva e fortalecer a segurança hídrica de uma das maiores cervejarias da companhia no Brasil. O projeto, realizado em parceria com a Rizoma Agro, em sua maturidade, prevê a restauração de uma área com mais de 800 hectares e com a expectativa de geração de 120 novas posições de trabalho.
O sistema agroflorestal prevê evitar um gasto estimado de R$ 53 milhões ao longo de 20 anos com as reduções de emissões de carbono geradas pelo projeto. A previsão é que, até 2030, HEINEKEN Spin, por meio do pilar de agricultura regenerativa, possa gerar até R$ 37 milhões em receita para a companhia.
Circularidade do vidro: novo hub de reciclagem até dezembro
Os três primeiros hubs foram inaugurados em 2024, e são em Pernambuco, Bahia e Espírito Santo. Além disso, os centros de circularidade já realizaram o processamento de um volume de vidro equivalente a 9,13 milhões de long necks, em parceria com mais de 43 cooperativas de recicláveis.
O maior objetivo da iniciativa, realizada em parceria com a Ambipar, é superar barreiras logísticas em regiões com pouca ou nenhuma infraestrutura de reciclagem. Diante disso, o Grupo HEINEKEN almeja abrir um novo hub de circularidade em Alagoas. Uma vez funcionando, o local terá potencial de captar um volume de vidro equivalente a 1 milhão de long necks por mês.
Outro ponto importante no pilar de circularidade é a venda de resíduos industriais das cervejarias da companhia. Desde 2020, o Grupo HEINEKEN vem realizando a comercialização de álcool, levedura e malte, além de coprodutos de embalagem, como vidro, garrafeiras e madeira.
Marcas de impacto: Better Drinks se consolida como motor de inovação do Grupo HEINEKEN
Com três marcas integradas à companhia: Praya, Mamba Water e Baer-Mate, o volume de produção cresceu quatro vezes em um ano. Além disso, a distribuição comercial — que considera canais e pontos de venda — saltou de 10 mil em 2024 para mais de 60 mil em 2025, refletindo a forte aposta do Grupo HEINEKEN na diversificação de seu portfólio com marcas de impacto e voltadas a um novo perfil de consumo.
Para o segundo semestre de 2025, a companhia já projeta novos marcos: as vendas devem ser iniciadas na região Nordeste e dois novos rótulos não alcoólicos devem ser lançados, reforçando a aposta no segmento “beyond beer” e nas bebidas funcionais.
Energia renovável: economia na conta de pontos de vendas e consumidores
Sob o guarda-chuva de Spin, e em parceria com a Ultragaz e Raízen Power, o Grupo HEINEKEN alcançou 45 mil contratos assinados de energia renovável. Esse avanço já gerou uma economia de R$ 23 milhões aos participantes do programa em três anos, desde o início do projeto em 2021, considerando a economia de até 15% na conta de luz de bares, restaurantes e consumidores que aderiram à iniciativa.
Além disso, o parque eólico da companhia no Ceará, inaugurado em 2018, mas que passou a fazer parte da gestão de Spin em 2024, já evitou a emissão de aproximadamente 40 mil toneladas de carbono, além de gerar uma economia média de R$ 6 milhões anuais para o Grupo
“Nosso papel é antecipar tendências, testar modelos sustentáveis e acelerar soluções que possam ser ampliadas para todo o Grupo HEINEKEN. De forma geral, este primeiro ano mostrou que é possível transformar o setor a partir do Brasil, combinando escala e propósito — e isso é só o começo”, pontua Rizzi.