Durante o Google for Brasil 2025, realizado na terça-feira, 10 de junho, para um público de cerca de 500 pessoas em São Paulo, o presidente da empresa, Fábio Coelho, anunciou um financiamento de R$ 5 milhões ao IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social para capacitação em inteligência artificial para o terceiro setor. A iniciativa foi viabilizada pelo braço filantrópico do Google, o Google.org. O IDIS implementará o projeto ao longo de três anos, com impacto estimado em 1.000 organizações sociais, capacitando até 200 delas com habilidades e ferramentas para adotar IA, a fim de aprimorar sua eficácia, sustentabilidade e gerar impacto positivo para 100.000 beneficiários.
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Canal Sabiar, em parceria com o Instituto Beja, mostra que apenas 10% das organizações e coletivos sociais adotaram alta tecnologia. Além do baixo nível de adoção, há uma lacuna significativa no conhecimento técnico entre as equipes, o que limita a capacidade do setor de aproveitar plenamente o potencial transformador da IA.
Acreditamos que a inteligência artificial pode ser uma ferramenta poderosa e, ao apoiar iniciativas que promovam a capacitação técnica em IA, o Google contribui para que mais organizações tenham acesso a recursos que aumentem sua eficiência, sustentabilidade e alcance. Nosso compromisso é usar a tecnologia para gerar transformações positivas e aderências na sociedade”, explicou Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
Em resposta a essa necessidade urgente, o IDIS, que trabalha para fortalecer o investimento social privado, implementará um programa abrangente de treinamento voltado para o terceiro setor. Complementando esse esforço, o instituto também liderará o desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa baseada em evidências para avaliar como o investimento em IA influencia o desempenho organizacional e como a tecnologia pode aumentar o impacto potencial das organizações que a adotam de forma eficaz.
“Esta iniciativa foi concebida para gerar resultados mensuráveis, como aumento de produtividade, aprimoramento das capacidades tecnológicas, acesso a plataformas pagas, aumento do impacto social e do alcance entre beneficiários de diversas causas sociais, além de uma tomada de decisão mais estratégica e baseada em dados. O programa culminará em um estudo analítico abrangente, essencial para entender se a intervenção de fato leva a resultados significativos e como essas mudanças ocorrem ao longo do processo”, afirma Guilherme Sylos, diretor de prospecção e parcerias do IDIS.