Há uma década, um pãozinho de leite tornou-se símbolo de esperança. Em 2015, a indústria alimentícia Emulzint Zeelandia lançou o Pão Amigo, uma iniciativa que reverte parte do lucro das vendas do produto para a AACD. Desde então, o projeto já arrecadou mais de R$ 1,5 milhão, viabilizando cerca de 12 mil atendimentos e transformando a vida de milhares de pessoas.
Para marcar a trajetória de solidariedade, a empresa lançou uma embalagem comemorativa, reforçando a importância do engajamento coletivo na construção de um futuro mais inclusivo.
Rede de apoio pela reabilitação
O Pão Amigo nasceu com um conceito simples, mas poderoso: cada saquinho vendido representa um gesto de apoio. A iniciativa envolve toda a cadeia produtiva da panificação, desde padarias e supermercados parceiros até os consumidores. Atualmente, centenas de estabelecimentos em todo o Brasil o preparam e comercializam. A mistura Zeelandia Pão Amigo acompanha embalagem personalizada com o selo da AACD que auxilia na promoção do produto e comunicação da causa para o consumidor final nos pontos de venda.
Além de conter zero gordura trans e baixo teor de gorduras totais, o Pão Amigo é fonte de cálcio, um mineral essencial para a formação dos ossos e dentes, que são estruturas em desenvolvimento na fase infantil.
Segundo Juliana Saito, Diretora Comercial da Emulzint Zeelandia, o projeto Pão Amigo é um exemplo claro de como a empresa alia propósito e responsabilidade social em suas ações no Brasil. “Por trás deste pão de leite extremamente macio e saboroso, existe um movimento coletivo que aproxima pacientes, famílias, entidades, empresas, profissionais da saúde e da panificação em prol de um objetivo comum: a reabilitação e dignidade das pessoas com deficiência física. Após uma década, nosso projeto continua prioritário e relevante”, afirma.
A iniciativa Pão Amigo mobiliza diferentes áreas da empresa e integra o programa global de Responsabilidade Social Corporativa (CSR – Corporate Social Responsibility) do Grupo Zeelandia. No Brasil, o projeto conta com a atuação do Diretor Administrativo-Financeiro, Gustavo Tsukamoto, que também exerce o papel de embaixador local do tema. Sua contribuição vai além da área financeira, colaborando ativamente no desenvolvimento de iniciativas internas e externas alinhadas aos pilares globais da companhia, que envolvem, entre outras frentes, o cuidado com os consumidores, bem-estar dos funcionários, uso de energia limpa e busca pelo desperdício zero. A atuação da Emulzint Zeelandia no país reflete esse compromisso com a sustentabilidade e com o impacto social positivo nas comunidades em que está presente.
Impacto positivo
Segundo Gabriela Gama, gerente de Relações Institucionais da AACD, como a maior parte dos atendimentos da instituição são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), há um déficit significativo na operação e a captação de recursos é importante na busca pela sustentabilidade financeira. “Contar com parcerias como a do Pão Amigo, que completa agora 10 anos, é fundamental para mantermos o volume de atendimentos. Somos muito gratos a todos que participam da ação da Emulzint, pela confiança e apoio que fazem a AACD ser o que é, há 75 anos”, diz.
“Em 10 anos, a Emulzint doou mais de R$ 1,5 milhão para a AACD, o que viabilizou cerca de 12 mil atendimentos na instituição, contemplando um tratamento multidisciplinar, humanizado e personalizado para cada um dos nossos pacientes. Essa união de forças promove um impacto social que vai muito além da manutenção do nosso trabalho, uma vez que a reabilitação é ponto de partida para que os nossos pacientes sejam incluídos na sociedade e tenham acesso à educação, emprego e outros direitos essenciais”, destaca Gabriela Gama.
Engajamento que vai além das vendas
Para quem quer fazer parte dessa causa, o Pão Amigo está disponível em centenas de estabelecimentos em todo o Brasil, como na Padaria Maria Philó e na Pães e Doces Cecília, ambas em São Paulo (SP), e nos Supermercados Pague Menos, nas cidades do interior paulista.
“Quando nossos clientes levam o pãozinho amigo para casa, eles sabem que estão contribuindo para uma causa muito importante”, destaca Fredson Souza Lins, Gerente da Maria Philó. Para Neide Vilela Soares, proprietária da Pães e Doces Cecília, “o projeto fortalece o propósito da panificação como um setor que alimenta corpos e almas”. 1
“O Projeto Pão Amigo tem como propósito transformar uma simples escolha de compra em um ato de solidariedade. A ideia é que esse sentimento de cuidado e responsabilidade, iniciado na indústria, passe pelo varejo e chegue até a mesa do cliente. Os resultados mostram que estamos no caminho certo! Tivemos um crescimento de 100% nas vendas do Pão Amigo. Isso demonstra o poder da causa, a força da conexão com o consumidor e o quanto podemos mobilizar juntos em prol de um impacto positivo”, ressalta Fabio Cecon, gerente de Marketing e Comunicação da Rede de Supermercados Pague Menos. 1
Como participar desta causa?
Os consumidores podem identificar os produtos com o selo do Pão Amigo nas padarias e supermercados participantes. Cada compra é um passo rumo a um futuro mais justo e inclusivo.