A Altenburg, uma das maiores empresas têxteis do Brasil, publicou o seu segundo Relatório de Sustentabilidade nesta terça-feira (24). O material, que reflete o compromisso contínuo da companhia com práticas socioambientais e de governança (ESG), detalha ações desenvolvidas e patamares alcançados no ano passado.
O documento leva em consideração a análise de tópicos relevantes para o negócio, a partir dos impactos potenciais e reais, positivos e negativos, percebidos pelos stakeholders. “Em nossa avaliação, tivemos em 2024 a maior consolidação das estratégias ESG da empresa em toda a nossa história, fortalecendo nossa agenda de sustentabilidade e cumprindo com metas que traçamos na intenção de reforçar nosso compromisso público com estes ideais”, afirma Tiago Altenburg, presidente da empresa.
Fernanda Pereira, especialista ESG da companhia, completa: “Para nós, ESG não é apenas uma sigla, mas um pilar que guia nossas tomadas de decisão e ações diárias, em uma busca contínua em gerar valor para todos os envolvidos.”
Resultados 2024
No relatório, estão descritas as metas atingidas e também o que foi feito pela companhia para alcançar tais conquistas. De acordo com os dados apresentados, em 2024, a Altenburg faturou R$652,8 milhões, a partir da fabricação mensal de mais de 1,6 milhão de produtos. A marca está presente em mais de 10 mil pontos de vendas de lojas multimarcas, além de 22 lojas próprias e franquias.
No mercado internacional, o crescimento da empresa foi de 34%, com exportações para mais de 30 países na América Latina e na Europa. A Altenburg também segue na liderança na produção de travesseiros para os países latino-americanos, com 13,9 milhões de travesseiros fabricados no ano.
“Em 2024, demos um passo muito importante com a inauguração de nossa primeira franquia, um reflexo do nosso foco em fortalecer o relacionamento com nossos clientes e em aprimorar a experiência. A integração dos canais, com a implementação da plataforma de integração 360º, pelo projeto estratégico GTM, é mais um exemplo de como estamos empenhados em atender às demandas de um mercado em constante movimento”, destaca Fabrício Juvêncio, Gerente da Unidade de Negócio Varejo.
Capital humano e impactos de governança
Ações focadas no aprimoramento e incentivo dos 2,1 mil colaboradores também ganharam força durante 2024: a empresa distribuiu R$6,2 milhões através do seu Programa de Participação em Lucros e Resultados, e investiu R$325 mil em ações de desenvolvimento de seus funcionários. Além disso, a taxa de aproveitamento de talentos internos em vagas foi de 39%.
Quando o assunto é o impacto social e a relação da marca com a comunidade, o destaque vai para os investimentos: R$908,5 mil foram destinados a produtos e leis de incentivo e mais de R$325 mil foram direcionados a projetos de educação.
“A transparência é um valor inegociável para a Altenburg. A importância desse relatório vai além de expor nossos resultados, vai em estabelecer um roteiro claro para o futuro, com metas e objetivos ambiciosos voltados à sustentabilidade e ao impacto social”, comenta o presidente Tiago Altenburg.
O Relatório de Sustentabilidade 2024 da Altenburg está disponível para consulta no site oficial da empresa, reforçando o compromisso com a transparência e a prestação de contas aos seus stakeholders. “A partir destes dados, já foi possível entender o caminho que trilhamos e para onde estamos indo. Por isso, o ano de 2025 tem sido dedicado a potencializar esses impactos, com foco no alinhamento interno, na expansão de franquias e no crescimento da linha de produtos, sempre mantendo a qualidade e a tradição conquistadas nesses 103 anos de empresa”, finaliza o presidente.
O documento completo pode ser acessado aqui.