segunda-feira, junho 30, 2025

Indra Group renova certificação contra suborno

Compartilhar

O Indra Group, holding empresarial que promove o progresso tecnológico, renovou no Brasil sua certificação ISO 37.001 Sistemas de Gestão Antissuborno (“SGAS”) pelo sexto ano consecutivo, certificação esta que é aplicável para suas quatro filiais no país, que incluem a Minsait, empresa líder em novos entornos digitais e tecnologias disruptivas, e a Indra, uma das principais empresas globais de defesa, tráfego aéreo e espaço

Desde 2020, ano em que a certificação foi obtida pela primeira vez, o Indra Group reitera seu compromisso em reforçar a cultura de Compliance, especialmente em matéria de anticorrupção. A certificação traz a validação e o reconhecimento da qualidade e da transparência do sistema implantado pela empresa no país, bem como de seu esforço para evitar e erradicar qualquer comportamento ilegal ou antiético, relacionado ao suborno e à corrupção. O sucesso ao renovar tal certificação anualmente comprova que o Modelo de Compliance global, que é aplicado no Brasil, se mantém consistente e robusto.

O SGAS integra o Modelo global de Compliance do Indra Group, através do seu Modelo de Prevenção de Riscos Penais para as filiais internacionais, e visa promover uma cultura de conformidade e integridades com o intuito de impedir qualquer atividade nos negócios que viole a legalidade ou normas de conduta estabelecidas internamente. A Unidade de Compliance é responsável pela implementação e execução de tal Modelo em todos os países onde há atuação do grupo e por sua vez, reporta à Comissão de Auditoria e Compliance (“CAC”), órgão este, que tem seus poderes delegados pelo Conselho de Administração do Indra Group, que é o mais alto órgão de supervisão da efetividade relacionada à implementação e controle do Modelo.

A QMS Certification Services, certificadora americana com presença global, realizou um rigoroso processo de auditoria para conceder a manutenção da certificação, e atestou que a liderança do SGAS é realizada pela diretoria local, com suporte direto da Unidade de Compliance global, sendo que o Modelo de Compliance foi considerado adequado e eficaz, contando com os devidos padrões internacionais exigidos.

Entre outros, o relatório da auditoria destaca como pontos positivos: i) os procedimentos internos estabelecidos relacionados à conflitos de interesse no momento de admissão de um candidato, ii) a otimização e melhoria contínua de documentos internos, iii) a atualização da metodologia de riscos, iv) a evolução dos treinamentos aplicados aos funcionários de forma global e v) a atuação proativa da equipe da Unidade de Compliance, que apresenta um planejamento estratégico na implementação de melhorias alinhadas com as tendências internacionais, através das experiências ocorridas nas demais filiais internacionais do Indra Group.

A recertificação da ISO 37.001 no Brasil contribui para alinhar os objetivos de qualidade e transparência da empresa com seus objetivos estratégicos comerciais, uma vez que, ao avaliar seu sistema de gestão por meio de uma reconhecida certificadora que é um terceiro independente, reforça a confiança que mantém com todos os seus públicos de interesse, inclusive tendo um impacto positivo em nossas métricas de sustentabilidade tanto local como globalmente

Compromisso com as políticas de boa governança

A manutenção da certificação ISO 37.001 se junta a outros reconhecimentos já obtidos pelo Indra Group por suas boas práticas no âmbito ESG. Pelo quinto ano consecutivo, a companhia figura como uma das companhias líderes mundiais em sustentabilidade segundo o The Sustainability Yearbook 2025, da S&P Global, além de fazer parte de outros índices relevantes como o Dow Jones Sustainability Index, FTSE4Good, Carbon Disclosure Project o World’s Best Companies in Sustainable Growth 2025.

O Indra Group na Espanha, (Indra Sistemas SA e Indra Soluciones Tecnologías de la Información SLU) também obteve a certificação da ISO 37.001 através da certificadora AENOR, a qual realizou o processo de auditoria pela primeira vez em 2023 e que vem sendo renovado com sucesso anualmente até os dias atuais.

Por ser uma empresa de grande porte global, o Indra Group constantemente atualiza seu Modelo de Compliance Global. Em 2024, o Código de Ética e de Compliance Legal, principal documento interno do grupo, e os Manuais de Prevenção de Riscos Penais e no Direito da Concorrência da Espanha e das filiais internacionais foram atualizados. Destaca-se a publicação da Política do Canal Direto (canal de denúncias) que também ocorreu em 2024, visando esclarecer a utilização e escopo do canal.

O Indra Group também promove ativamente uma cultura de integridade com o intuito de fornecer o conhecimento necessário para respeitar à legalidade e regulamentos internos entre os seus profissionais. Desta forma, Indra Group busca erradicar qualquer comportamento antiético ou irregular, por meio de treinamentos periódicos que são ministrados pela Unidade de Compliance. Adicionalmente, promove o uso do Canal Direto, que coloca à disposição de seus profissionais e terceiros que tenham um interesse legítimo, uma ferramenta para levantar dúvidas sobre a interpretação e aplicação do Código e seus regulamentos de implementação, bem como para alertar sobre qualquer comportamento ilegal, irregularidade ou infração que seja detectada.

Leia Mais

Outras Notícias