A SHEIN, varejista online global de moda, beleza e lifestyle, atingiu um marco na jornada climática com a iniciativa Science Besed Targets (SBTi). que validou a meta científica de Net Zero – zero emissões líquidas de carbono (CO2) – até 2050. A SBTi também aprovou as metas da companhia para a redução de emissões de curto e longo prazo. As metas climáticas foram validadas em conformidade com o padrão Net-Zero da SBTi, alinhando-se ao mais recente consenso da ciência climática e à ambição do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
A seguir, as metas da SHEIN:
Metas de curto prazo:
Reduzir as emissões absolutas de GEE dos Escopos 1 e 2 em 42% até 2030.
Reduzir as emissões absolutas de GEE do Escopo 3 [2] em 25% até 2030.
Aumentar o fornecimento anual ativo de eletricidade renovável para 100% até 2030.
Metas de longo prazo:
Reduzir as emissões absolutas de GEE dos Escopos 1 e 2 em 90% até 2050.
Reduzir as emissões absolutas de GEE do Escopo 3 em 90% até 2050.
Os detalhes completos das metas líquidas zero podem ser encontrados em SBTi.
“A validação da SBTi de nossas metas Net Zero marca um passo importante na jornada de descarbonização da SHEIN. Temos o compromisso de reduzir as emissões em toda a nossa cadeia de valor e reconhecemos que a abordagem das emissões do Escopo 3 é uma parte complexa, mas fundamental, desse esforço. À medida que continuarmos esse trabalho, aproveitaremos nosso impulso e adaptaremos nossa abordagem de acordo com a evolução das tecnologias, políticas e melhores práticas do setor”, afirmou Mustan Lalani, Diretor Global de Sustentabilidade da SHEIN.
Roteiro de descarbonização em ação
Em 2024, com o apoio da consultoria de sustentabilidade Anthesis Group, a SHEIN desenvolveu um roteiro de descarbonização para orientar o processo em direção do cumprimento de metas de redução de emissões de curto e longo prazo. Esse roteiro descreve as ações prioritárias de descarbonização, com base em seu potencial de redução de emissões, viabilidade técnica e operacional e alinhamento com a estratégia de negócios e os planos de crescimento da SHEIN.
Escopos 1 e 2: Redução das emissões operacionais diretas
A SHEIN está tratando as emissões diretas de suas operações e da eletricidade comprada priorizando as seguintes ações:
Transição para energia renovável: Alimentar todas as operações diretamente gerenciadas com 100% de energia renovável até 2030, por meio do aumento da produção de eletricidade no local, a partir de instalações solares fotovoltaicas nas instalações operadas pela SHEIN e da compra de certificados de atributo de energia de alta integridade.
Melhorar a eficiência energética: Aprimorar os sistemas de monitoramento e atualização do consumo de energia nas instalações gerenciadas diretamente pela empresa para melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo.
Eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e reduzir as emissões fugitivas: Eliminar gradualmente os combustíveis fósseis nas operações, fazendo a transição para veículos elétricos e reduzindo as emissões fugitivas, por exemplo, por meio do uso de sistemas de supressão de incêndio com menor potencial de aquecimento global.
Escopo 3: Abordagem das emissões em toda a cadeia de valor:
O foco é reduzir as emissões em duas categorias de maior impacto, Bens e Serviços Adquiridos e Transporte e Distribuição Upstream (fase inicial da cadeia), que respondem por aproximadamente 96% de emissões em 2024.
Fabricando produtos de forma mais sustentável:
As ações prioritárias a seguir descrevem como a companhia está lidando com as emissões da fase de produção dos produtos:
Minimizar o uso de materiais virgens e fazer a transição para alternativas de menor impacto de carbono:
Reduzir a quantidade de materiais virgens usados na produção de roupas e embalagens, bem como mudar e promover o maior uso de alternativas com menor pegada de carbono, por exemplo, usando poliéster reciclado em vez de poliéster virgem – o aumento da reciclagem de têxtil para têxtil será uma parte importante da transição para o poliéster reciclado e, para apoiar isso, a SHEIN tem uma parceria de pesquisa com a Universidade de Donghua, na China, para estudar como impulsionar a produção comercialmente escalável de fibra de poliéster reciclado feita de têxteis.
Promoção de processos de fabricação com menor impacto de carbono: Apoiar fornecedores na transição para a energia renovável e incentivar melhorias em seus processos de fabricação para reduzir a pegada de carbono; Exemplos incluem a instalação de equipamentos de economia de energia e a adoção de práticas de economia de energia.
Redução das emissões de transporte:
As ações a seguir têm como objetivo ajudar a reduzir as emissões provenientes do transporte e da distribuição de produtos:
Redução das distâncias de transporte: Otimizar a rede logística global e o planejamento de rotas, e promover maior uso de rotas terrestres, marítimas ou multimodais.
Melhorar a eficiência do transporte: Assegurar pegadas de carbono menores, por meio da melhoria da eficiência da carga e da embalagem, bem como do uso de meios de transporte com menos emissões.
Outras oportunidades de descarbonização
A empresa também está fortalecendo a gestão de resíduos em suas instalações gerenciadas diretamente, por meio de diretrizes atualizadas que exigem a classificação, a reciclagem é a documentação de todos os resíduos industriais. além de promover práticas para incentivar clientes a ampliar o uso de seus produtos, incluindo iniciativas como plataforma de revenda entre consumidores e a SHEIN Exchange (plataforma de moda circular da empresa), para reduzir as emissões relacionadas a produtos. A companhia trabalha em busca de soluções que visem à redução de resíduos, com objetivo de reduzir o gasto energético e os recursos necessários nas próprias operações, para minimizar emissões de Escopo 3.
[1] As metas de redução de emissões da SHEIN para 2030 e 2050 têm como referência o ano-base de 2023.
[2] De bens e serviços adquiridos, atividades relacionadas a combustível e energia, transporte e distribuição upstream, resíduos gerados em operações e tratamento de fim de vida de produtos vendidos.