O projeto Abrace a Floresta, da climatech brasileira umgrauemeio, recebeu o prêmio Barcelona Horizon Award pelo uso inovador da tecnologia Pantera, que traz a solução de gestão integrada e análise de risco para prevenção e detecção de focos de incêndio, com foco na proteção das florestas, biodiversidade e comunidades do entorno. O reconhecimento foi entregue pela MWCapital Awards, em cerimônia realizada em Barcelona, na última semana.
A solução desenvolvida utiliza Inteligência Artificial em sistema de monitoramento por câmeras de alta resolução instaladas no topo de torres de comunicação, identificando focos de incêndio de forma automática, em segundos, notificando os operadores do sistema e acelerando os protocolos de combate, reduzindo assim, as emissões de CO2 e a perda de biodiversidade.
Atualmente, no Brasil, são mais de 10 milhões de hectares de florestas e áreas nativas monitorados pela umgrauemeio, dos quais 2,5 milhões deles no bioma Pantanal e 2,2 milhões na Amazônia.
“Receber o Barcelona Horizon Award com o projeto Abrace a Floresta é um reconhecimento global ao esforço de construir tecnologia a partir do Sul Global com impacto real nos territórios. Esse prêmio mostra que é possível proteger florestas e comunidades com inteligência, colaboração e propósito. Agora, seguimos com entusiasmo para a próxima etapa: implementar o Pantera em Barcelona e contribuir diretamente com a resiliência climática da cidade”, disse Osmar Bambini, diretor de inovabilidade da umgrauemeio, que esteve presente no evento representando o projeto e recebendo a premiação.
A cerimônia ocorreu no emblemático Mirador Torre Glòries, em Barcelona, onde se reuniram representantes dos 17 projetos finalistas, selecionados entre mais de 157 inscrições de 34 países. O evento também contou com a participação de atores-chave do ecossistema tecnológico global, líderes de impacto social e instituições públicas e privadas comprometidas com a inovação orientada por propósito
Desafios ambientais
Os prêmios “MWCapital: Tecnologias para um Futuro Sustentável” são uma iniciativa da Mobile World Capital Barcelona (MWCapital), em colaboração com a GSMA Foundry, o B Lab Espanha, a Secretaria de Estado da Digitalização e Inteligência Artificial (SEDIA) e a Red.es. Ao todo, seis projetos tecnológicos internacionais que utilizam tecnologias emergentes para enfrentar os desafios ambientais e sociais mais urgentes do mundo foram destaque.
Os prêmios destacaram a inovação em áreas como inteligência artificial, blockchain, análise de dados e sensores inteligentes, tecnologias que estão remodelando indústrias e impulsionando mudanças sistêmicas. Com esta iniciativa, a MWCapital destaca o papel estratégico da tecnologia na construção de um futuro mais resiliente, inclusivo e sustentável.