Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, o Grupo SBF, que reúne as marcas Centauro, Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil), NWB, FitDance, X3M e OneFan, reafirma o seu compromisso contínuo com a diversidade e inclusão, e promove, ao longo do mês de junho, ações voltadas à visibilidade e ao acolhimento dos colaboradores LGBTQIAPN+.
A programação do Mês do Orgulho inclui um evento muito especial: em conjunto com a FitDance, será promovido um aulão de dança para as mulheres trans acolhidas pela Casa Florescer, em São Paulo, no dia 26 de junho. Para enriquecer ainda mais a atividade, o encontro também contará com uma roda de conversa, proporcionando um momento de cuidado e aproximação.
Uma das principais iniciativas do Grupo é o programa TransIdentidade, que visa apoiar pessoas trans no processo de retificação de nome civil nos documentos de identificação. O projeto, lançado em 2023, oferece assistência jurídica gratuita para a retificação do nome civil nas certidões de nascimento. Em 2024, o TransIdentidade foi definido como um benefício corporativo.
O programa se materializa transformando a vida de colaboradores como Noah Nunes, auxiliar de loja na Centauro. “Me proporcionaram a realização de um sonho, que era a retificação de nome. Além do apoio que oferecem em relação à saúde, que é muito importante, pois não é um processo fácil. E, nessa trajetória, eu pude crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente”, declara Nunes.
“O projeto TransIdentidade é uma ação que representa o nosso compromisso perene no fortalecimento prático da pauta de diversidade e inclusão. Nós nos comprometemos e trabalhamos para apoiar nossos colaboradores nessa jornada, proporcionando todo o suporte jurídico necessário. Além disso, seguimos implantando diversas ações internas para que todas as pessoas se sintam bem-vindas e respeitadas na companhia. Queremos dar oportunidade e fazer do Grupo SBF uma possibilidade para todos”, afirma Daniel Siqueira, Vice-Presidente de Gente, Jurídico e Compliance do Grupo SBF.
Em 2024, ampliando suas ações de inclusão, o Grupo SBF lançou o programa Papo de Carreira para pessoas LGBTQIAPN+, que já contou com a participação de 33 pessoas. Adicionalmente, realiza ações de conscientização e acolhimento, como o letramento, por meio de um guia prático para as lojas com dicas sobre como incluir diferentes identidades de forma respeitosa.