A Merz Aesthetics, farmacêutica especializada em medicina estética, tem promovido uma transformação significativa em sua operação brasileira, a terceira maior da companhia no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul. Presente há 10 anos no país, a empresa tem investido em inovação de produtos voltados para a chamada quiet beauty, com destaque para bioestimuladores de colágeno e liftings não-invasivos.
No entanto, a estratégia da companhia vai além do avanço tecnológico. Um de seus principais produtos foi concebido desde o início sem a necessidade de refrigeração, o que representou um diferencial logístico relevante. A partir desse ponto, a Merz revisitou toda a cadeia do produto com o objetivo de ampliar a sustentabilidade: eliminou o uso de isopor nas embalagens, reduziu o papelão e otimizou processos logísticos, o que resultou em menos entregas fracionadas e, consequentemente, menor emissão de CO₂.
“Essa transformação reflete o nosso compromisso com a inovação responsável: manter a eficácia e a segurança do produto, ao mesmo tempo em que avançamos em direção a uma operação mais sustentável e consciente”, afirma Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics Brasil.
Resultados ambientais e compromisso com a transparência
As mudanças no ciclo de vida do produto levaram à redução de 65 mil toneladas métricas de CO₂, o equivalente ao plantio de 1,1 milhão de árvores. A empresa também deixou de utilizar 9,7 toneladas de isopor por ano, volume equivalente a 5.000 vezes o tamanho do Cristo Redentor, e economizou 11,9 toneladas de papelão anualmente.
Segundo Pacini, as decisões estratégicas vieram após anos de pesquisa e escuta ativa do mercado, sempre em conformidade com normas da ANVISA, que atualmente permite o uso de bulas digitais, reduzindo o consumo de papel. “Os ganhos foram expressivos: otimizamos o armazenamento, reduzimos os custos operacionais e, mais importante, minimizamos significativamente os resíduos e emissões”, afirma.
A empresa adota indicadores globais de sustentabilidade e divulga relatórios periódicos com transparência para médicos, pacientes e investidores. As informações também são compartilhadas em eventos científicos e treinamentos.
“Nosso propósito é ajudar as pessoas a se verem melhor, sentirem-se melhor e viverem melhor. E isso passa também pelo cuidado com o mundo em que vivemos”, destaca Pacini. Para a executiva, o impacto ambiental positivo também tem dimensão simbólica, e reforça o papel das indústrias da saúde na promoção de boas práticas, mesmo em um setor altamente regulado.