domingo, junho 8, 2025

Boti Recicla Store, primeira loja do Boticário que aceita apenas embalagens recicláveis de cosméticos como pagamento, recolhe mais de uma tonelada de embalagens recicláveis

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A Boti Recicla Store, iniciativa do Boticário que reforçou o compromisso com a economia circular e fomento à práticas sustentáveis e que aceitou apenas embalagens vazias de cosméticos como pagamento, coletou mais de uma tonelada de resíduos, evitando a emissão de aproximadamente uma tonelada de CO₂. A ação aconteceu entre os dias 23 e 25 de maio, na flagship de Pinheiros (SP), reforçando a importância de mobilizações coletivas em prol do planeta.

Ao final da ação, todo o volume foi coletado por uma cooperativa parceira e foi triado por tipo de material para envio à reciclagem e destinação adequada. Parte dos materiais coletados serão enviados para Mão Colorida e transformados nas ecochapas, que são fabricadas a partir da reciclagem de materiais de baixa reciclabilidade, evitando desperdício e impacto ambiental.
A Mão Colorida é uma empresa parceira da marca e especializada em projeção e construção de pontos de venda. As chapas sustentáveis substituirão MDF e outros insumos convencionais no mobiliário de novas lojas da marca, fechando o ciclo produtivo com demonstração, na prática, do potencial da economia circular.

“Mais do que uma ação pontual, a primeira edição do Boti Recicla Store foi um convite para que cada pessoa reflita sobre as ações sustentáveis que pode ter no dia a dia, reforçando principalmente, o valor que a destinação adequada de resíduos sólidos pode ter na prática. Isso se refletiu no engajamento de cerca de 700 pessoas que participaram da ação nos três dias, trocando embalagens por créditos que habilitavam o ganho de produtos sustentáveis e experiências. Somos uma marca inquieta e que tem a sustentabilidade e inovação no nosso DNA e a Boti Recicla Store vem para reafirmar nosso propósito e a preocupação com a sociedade e meio ambiente”, afirma Luis Meyer, Diretor de ESG do Grupo Boticário.

Agenda perene

A iniciativa está ligada ao Boti Recicla que, desde 2006, mantém o maior sistema de logística reversa em pontos de coleta, no varejo de beleza no Brasil, com mais de 4 000 pontos de coleta e parcerias com cooperativas e empresas especializadas.

Além dos esforços em reciclagem, a marca fomenta práticas de economia circular por todo seu ecossistema o reforça seu compromisso com a sustentabilidade também por meio de inovações em embalagens. Exemplo disso, é a linha Bob Esponja, lançada em outubro de 2024, trouxe frascos do sabonete líquido feitos de material reciclado, algo tecnicamente desafiador. Como resultado de estudos aprofundados, foi possível utilizar o plástico pós-consumo reciclado (PE PCR) pela primeira vez em uma embalagem do Grupo, evitando o uso de mais de 6 toneladas de material.

“O Grupo Boticário, atrelado à temática de resíduos sólidos, possui o compromisso de minimizar o impacto ambiental causado pelo resíduo sólido da nossa operação direta e fazemos isso por meio da redução do volume de resíduos (através por exemplo de projetos de redução mássica de embalagens e fomento à utilização de refil), de programas de incentivo à reciclagem e com a prática de circularidade de embalagens”, explica o Diretor de ESG.

Em 2023, para fortalecer o Boti Recicla entre os consumidores e ampliar o compromisso com a economia circular, Boticário e Google anunciaram uma parceria inédita. O Google adicionou no Maps pontos de reciclagem de eletrônicos, baterias, produtos domésticos inflamáveis, garrafas de vidro, lâmpadas, embalagens vazias de cosméticos, entre outros, por meio de um tratamento de dados da eCycle. A iniciativa tem como propósito ajudar as pessoas a encontrarem informações atualizadas sobre pontos de coleta de materiais recicláveis que estejam disponíveis nas proximidades.

Entre os pontos coletados estão organizações não-governamentais, cooperativas de reciclagem, prédios públicos e as lojas do Boticário, que recebem esses materiais para que sejam direcionados ao destino correto para reciclagem.

“Apesar de termos um longo caminho a percorrer, como marca, nós acreditamos em um sucesso sustentável e nossas iniciativas são construídas nessa direção: a conscientização do consumidor e da sociedade sobre a importância da responsabilidade com o meio ambiente”, finaliza Meyer.

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