A Aura Minerals, mineradora de ouro e cobre com operações nas Américas, anuncia o lançamento de seu Relatório Anual de Sustentabilidade, um documento que consolida informações e indicadores de todas as unidades operacionais em 2024. Esta é a quinta edição do documento que reforça o compromisso da empresa em integrar práticas sustentáveis e transparentes em todas as operações a fim de contribuir para o avanço do segmento a partir de uma mineração responsável.
Em um movimento estratégico para aprimorar ainda mais o alinhamento com os padrões internacionais de divulgação e, consequentemente, elevar o nível de transparência, a Aura Minerals celebra também a conquista do Selo Global Reporting Initiative (GRI). Este reconhecimento valida a conformidade do relatório da mineradora com as diretrizes da GRI, organização internacional independente dedicada a auxiliar empresas, governos e outras entidades a compreenderem e comunicarem seus impactos em questões cruciais como mudanças climáticas, direitos humanos e combate à corrupção.
“O selo GRI, que pela primeira vez integra nosso Relatório de Sustentabilidade, é um reconhecimento de que a Aura Minerals adota as diretrizes da Global Reporting Initiative, referência mundial em relatórios ESG.”, observou Isabela Dumont, Head de Pessoas, ESG e Comunicação. “Esse passo reforça nosso compromisso com a transparência, a melhoria contínua e a mineração responsável”, finaliza.
Destaques do Relatório e Visão de Futuro
O Relatório Anual de Sustentabilidade da Aura Minerals aborda uma vasta gama de temas considerados de muita importância, tanto para a empresa quanto para as diversas partes interessadas, incluindo colaboradores, fornecedores, comunidades e aspectos ambientais. Entre os projetos e iniciativas de destaque apresentados no relatório deste ano, estão:
O Ciclo de Capacitação de Operadores, realizado na unidade de Borborema (RN) evidencia o investimento no capital humano e na excelência operacional.
O Ciclo de Capacitações de Fornecedores, desenvolvido na unidade de Apoena (MT), fortalece a cadeia de valor e promove o desenvolvimento sustentável em toda a rede.
A inauguração de um Centro de Saúde, na unidade de Minosa (Honduras) que reforça o compromisso da companhia com o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades em seu entorno.
O progresso significativo no reestudo do inventário de emissões, demonstrando o empenho da empresa em mitigar impactos ambientais e contribuir para um futuro mais verde.
O documento também reflete a força da cultura organizacional da empresa, a Aura 360, que direciona o negócio e as tomadas de decisão a partir de uma gestão descentralizada. Representada por uma mandala, a Aura 360 destaca os principais públicos, valores e práticas da mineradora e engaja os mais de seis mil colaboradores (entre próprios e terceiros) por meio de iniciativas que aprimoraram as atividades da Aura e dão mais segurança à jornada dos profissionais. A dedicação ações resultou no índice zero de acidentes com afastamento na construção de dessas Borborema no período que analisa o documento. Foram mais de R$6 milhões investidos em programas de desenvolvimento econômico e social nas comunidades de atuação.
O Relatório de Sustentabilidade da companhia destaca ainda o aumento de 13% nos indicadores de produção, quando comparado com todo o ano de 2023. Além disso, a Aura Minerals somou aproximadamente U$595 milhões em receita líquida, uma alta de 43% em relação ao ano anterior e U$42 milhões pagos em dividendos.

Divulgação: Aura Minerals
Olhando para o futuro, a Aura Minerals mantém seu sólido planejamento estratégico de médio prazo. A comunicação com a comunidade será um pilar estratégico fundamental, com o objetivo de torná-la ainda mais diversa, transparente e eficaz, promovendo um diálogo construtivo e o engajamento mútuo entre a empresa e as localidades onde opera. O lançamento deste Relatório de Sustentabilidade e a obtenção do Selo GRI reiteram o compromisso da companhia com a transparência, a responsabilidade corporativa e a busca contínua por melhores práticas em gestão e divulgação de seus impactos e contribuições.