sábado, junho 14, 2025

Gree aposta em sustentabilidade e tecnologia para consolidar liderança no mercado brasileiro de ar-condicionado

Compartilhar

Uma das líderes mundial em vendas de aparelhos de ar-condicionado e com presença sólida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a Gree Electric Appliances acelera sua estratégia de expansão nacional apoiada em pilares de sustentabilidade, tecnologia e produção local. Com fábrica própria na Zona Franca de Manaus desde 2001, a multinacional chinesa intensificou seus investimentos em práticas ESG, consolidando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Entre as iniciativas de destaque está a instalação de placas solares em sua unidade de Manaus, que garantem o abastecimento energético da fábrica com energia limpa. A planta industrial, com mais de 100 mil metros quadrados e seis linhas de produção, fábrica anualmente mais de 1 milhão de aparelhos — o que representa cerca de 20% do mercado nacional.

“A fábrica da Gree em Manaus dispõe de rigorosos processos de fabricação e qualidade que nos permite obter controle total da cadeia produtiva no Brasil. Isso reduz prazos, custos e nos permite atuar com mais flexibilidade no mercado”, afirma Nicolaus Cheng, diretor comercial da Gree no Brasil.

Outro ponto forte das ações sustentáveis da empresa está na gestão de resíduos: todos os materiais gerados durante a produção são destinados a empresas licenciadas, seguindo critérios ambientais rigorosos. A Gree também implementou um sistema de controle e captação de água por meio de hidrômetros, monitorando em tempo real o consumo e otimizando o uso do recurso. Além disso, nos últimos 5 anos a Gree tem executado uma sistemática de trabalho com logística reversa, em parceria com importantes players do setor de tecnologia e economia circular a companhia tem apoiado ativamente as inciativas na área de logística reversa, com programas de descarte consciente de eletrodomésticos pós-consumo, fortalecendo cada vez mais o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental em toda a cadeia produtiva. “Firmamos uma parceria para garantir que os equipamentos descartados pelos consumidores tenham o destino ambientalmente correto. A depender do peso, o produto pode até ser coletado na própria residência do cliente”, destaca Cheng.

Além disso, desde o ano de 2023 todos os produtos condicionadores de ar gree produzidos no país utilizam o gás (R-32) ecologicamente correto, que tem baixo impacto a camada de ozônio e preserva o meio ambiente.

A empresa também realiza monitoramento contínuo da qualidade do ar nas salas climatizadas, assegurando a saúde e bem-estar dos seus colaboradores.

No campo social, a Gree valoriza a diversidade em seus processos seletivos, com inclusão de profissionais de todas as classes sociais, etnias, orientações sexuais, religiões e pessoas com deficiência (PCD). A companhia também se envolve com a cultura local, patrocinando o tradicional Festival de Parintins em 2025, além de apoiar o esporte nacional por meio do patrocínio à piloto campeã mundial Rafaela Ferreira que será a segunda piloto brasileira na história da F1A.

Presente em mais de 190 países, com 77 bases de produção e cerca de 80 mil funcionários, a Gree é reconhecida mundialmente por seu compromisso com a inovação e qualidade — possui mais de 120 mil patentes. No Brasil, esse espírito inovador ganha ainda mais força com o foco em adaptar produtos às condições climáticas e técnicas locais.

“A concorrência é forte, e todos estamos investindo em soluções inteligentes. O que nos diferencia é que temos desenvolvimento próprio e fabricação 100% local, o que permite adaptar nossos produtos às condições do Brasil com mais agilidade”, ressalta o executivo.

Com crescimento expressivo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a Gree traça agora novos caminhos rumo ao Sudeste e Sul. “A Gree é uma empresa com DNA tecnológico. A cada ano, ampliamos nossas linhas com tecnologias próprias, pensadas para um mundo mais sustentável e conectado”, finaliza Nicolaus Cheng.

Leia Mais

Outras Notícias